Vista da cidade de Pequim, na China (banco de imagens)
A China vem registrando um rápido aumento no número novos casos de coronavírus em todo o país desde o relaxamento da política de contenção da covid-19 do governo em 7 de dezembro.
Publicidade
A embaixada japonesa em Pequim diz que muitos funcionários de empresas japonesas na China estão testando positivo e instruídos a trabalhar de casa. Mais companhias vêm operando em capacidades menores.
Autoridades da saúde em Qingdao, na província de Shandong, estimaram na sexta-feira (23) que os números de novas infecções vêm aumentando entre 490.000 e 530.000 pessoas por dia.
A cidade no leste da China é lar para muitas empresas japonesas.
O chefe do escritório da Organização de Comércio Externo do Japão em Qingdao, Akinobu Yoshikawa, disse à NHK que o vírus começou a se espalhar rapidamente em torno de 16 de dezembro.
Segundo Yoshikawa, há muitas empresas japonesas que estão vendo de 30 a 40 por cento de sua força de trabalho testando positivo.
A produção em algumas empresas caiu em cerca da metade, embora elas estejam tentando manter operações com os trabalhadores que elas têm.
A embaixada japonesa diz que algumas empresas reportaram que seus funcionários estão retornando aos escritórios enquanto infecções por coronavírus provavelmente atingiram o pico em Pequim.
O Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças anunciou que novos casos de covid-19 a nível nacional chegaram a 2.637 no domingo (25).
O centro diz que casos confirmados na província de Zhejiang foram de apenas 19, um número extremamente baixo comparado a 1 milhão de novos casos por dia reportados por autoridades da saúde na província no dia anterior.
Na província de Shandong o número de casos foi de 21. O número divulgado pelo centro também mostra discrepâncias com os casos diários pelas autoridades da saúde em Qingdao na província na sexta-feira passada.
O número de mortes anunciado pelo centro totalizou menos de 10 neste mês, sem nenhum óbito reportado entre 20 e 25 de dezembro.
Fonte: NHK