Como uma escassez de mão de obra cada vez maior vem afetando a China devido a um aumento massivo nas infecções pelo coronavírus, algumas companhias estão priorizando a contratação daqueles que se recuperaram da Covid.
Isso é porque elas acreditam que a probabilidade de ser infectado novamente, pelo menos por enquanto, é baixa devido aos anticorpos.
Alguns apontam que essa prática de contratação promove uma nova forma de discriminação, contra aqueles que nunca foram infectados.
No início deste mês, uma companhia de entregas na província de Henan listou essas condições em um anúncio para contratar funcionários a tempo integral. “Estamos buscando pessoas que testaram positivo ou tiveram Covid. Por favor não entre em contato conosco se você testou negativo. Isso seria uma perda de tempo”.
Uma escola na mesma província que buscava por 7 candidatos, incluindo cozinheiros e assistentes listou em seu anúncio, “Daremos prioridade à contratação de pessoas que se recuperaram da infecção pela variante ômicron”.
Nas indústrias de entrega e de restaurantes, a crescente escassez de mão de obra foi um obstáculo para que as companhias continuassem seus negócios.
Um artigo da Xinhuanet, o portal online da agência estatal de notícias Xinhua News, disse que a probabilidade de pessoas infectadas pela variante ômicron contraírem o vírus novamente dentro de 3 a 6 meses é muito baixa.
Fonte: Yomiuri