Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, e seu homólogo do Japão, Fumio Kishida, assinam nesta quarta-feira (11) um acordo de defesa, permitindo que a nação britânica e o país no leste asiático enviem forças uns aos outros, divulgou o site Financial Times.
A medida ocorre quando o governo do Reino Unido busca fortalecer seu engajamento na região Ásia-Pacífico para conter a influência da China, embora a guerra na Ucrânia tenha forçado Londres a reavaliar sua estratégia global.
Sunak e Kishida focarão em um acordo de defesa de “acesso recíproco” a ser assinado na Torre de Londres nesta quarta-feira. A Downing Street disse que sob o pacto ambos os países concretizariam mais “exercícios militares complexos”.
Antes da reunião marcada para esta quarta-feira, Sunak havia dito que o Reino Unido e o Japão estavam “acelerando, construindo e aprofundando” relações, acrescentando que eles tinham uma “perspectiva compartilhada” sobre o mundo e compreensão das ameaças globais.
No mês passado, o Reino Unido, Japão e Itália lançaram o Programa Aéreo de Combate Global criado com a meta de desenvolver uma “próxima geração de caças” até 2035.
A Downing Street também disse que Sunak e Kishida também discutiriam a presidência do Japão do G7 e como aumentar o suporte para a Ucrânia.
Fonte: Financial Times