Chamado de Rio Hori, o qual corta a cidade de Nagoia (Aichi), é um braço do Rio Shonai, foi construído artificialmente em 1610 para transporte das mercadorias. Mas, desde o começo do ano, estão sendo vistos vários posts nas redes sociais mostrando um cardume gigantesco.
A reportagem da CBC foi até o local, em Kita-ku, Nagoia, bem longe do mar, para verificar esse fenômeno. De fato, encontrou a superfície do rio forrada de peixes.
De acordo com a pesquisadora Fumie Ohata, do Centro de Pesquisa em Ciências Ambientais da Cidade de Nagoia, se trata das tainhas (bora em japonês). Explicou que costumam nadar do mar, rio acima, em busca de água morna, no período do inverno à primavera.
“Pelo tamanho do cardume pode ser difícil para os peixes respirarem. É bem possível que eles morram. Se um grande número deles morrer, um dos efeitos é o cheiro de putrefação”, explicou.
Além de causarem falta de oxigênio pela quantidade exagerada, os excrementos dos peixes podem deteriorar a qualidade da água do rio.
Embora as tainhas sejam famosas pelas suas ovas, das quais se produz o famoso e rico alimento chamado karasumi, essas que estão no rio agora não são recomendadas para pescar e comer, informou a pesquisadora.
Se esse cardume sobreviver, deverá voltar para o mar, como faz essa variedade de peixe. Espera-se que não aconteça o mesmo que em um rio em Hamamatsu.
Fonte: CBC TV