Três anos após o coronavírus ter chegado ao país, o Japão está considerando revisar sua recomendação sobre uso de máscara em ambientes fechados, disse uma fonte do governo no sábado (14).
A mudança política, a qual recomendaria que apenas pessoas com sintomas usem máscara em ambientes fechados, foi lançada quando o governo discute a reclassificação da covid-19 para o mesmo nível da influenza sazonal.
Em suas medidas anticoronavírus que foram revisadas em maio passado, o governo disse que máscaras não são necessárias em ambientes ao ar livre, desde que as pessoas não estejam conversando, embora muitas continuem a usar o acessório de proteção apesar da mudança.
Segundo as orientações, ainda é recomendado que as pessoas usem máscaras quando estão em ambientes fechados, com exceção em casos onde o distanciamento social acima de 2 metros é garantido e onde praticamente não há conversas.
De acordo com a fonte, o governo está considerando relaxar as orientações sobre uso de máscara em ambientes fechados, visto que ele acredita que quando a covid-19 for rebaixada da classe 2 para a classe 5 sob a lei de doenças infecciosas, medidas anti-infecção também deveriam estar a par com aqueles para patógenos de classe 5.
A mudança de política sobre regras de uso de máscara pode ocorrer já nesta primavera em conjunto com o rebaixamento da reclassificação da Covid, disse a fonte.
Entretanto, especialistas em doenças infecciosas continuam cautelosos sobre uma mudança radical nas regras sobre uso de máscara, dizendo que é melhor usá-las em locais aglomerados ou quando há suspeita de que uma pessoa esteja com coronavírus.
Alguns dizem que acabar com a recomendação sobre uso de máscaras no Japão rapidamente, assim como fizeram os EUA e países europeus, poderia levar a um aumento nas mortes por covid-19, dada a grande população idosa do país.
Fonte: Japan Times