As áreas em laranja são de tremor estimado em 6 e as em vermelho de 7 ou mais no megaterremoto Nankai Trough (AMJ)
O Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo anunciou na sexta-feira (13) o mais recente estudo, o qual avalia a probabilidade de ocorrência de um megaterremoto em algumas partes do Japão.
Publicidade
Em relação ao temido Nankai Trough, a probabilidade de ocorrência nos próximos 20 anos aumentou de 50 a 60% para cerca de 60%. Em 10 anos a probabilidade cai para 30%.
O Comitê de Pesquisa de Terremotos calcula as probabilidades de ocorrência de terremotos a longo prazo e as divulga uma vez por ano.
De acordo com a última avaliação a probabilidade de ocorrência do megaterremoto na fossa de Nankai (Nankai Trough), do leste de Kyushu até a Baía de Suruga (Shizuoka), dentro de 20 anos, sofreu um leve aumento.
Além disso, a probabilidade de ocorrência de um terremoto de magnitude 8 ou superior, com epicentro na costa de Tokachi, Hokkaido ao longo da trincheira de Chishima dentro de 20 anos aumentou de 3% para 4%.
Como a probabilidade de ocorrência é calculada com base na suposição de que os terremotos ocorrem em intervalos regulares, ela aumenta com o passar do tempo se o estado de ausência de sismos continuar.
A equipe informou que o temido megaterremoto na fossa de Nankai não é de se estranhar que ocorra a qualquer momento.
“Gostaria que as pessoas entendessem que a probabilidade de ocorrência está aumentando gradativamente a cada ano, por isso devem prosseguir com os preparativos para terremotos e tsunamis”, disse Naoshi Hirata, professor emérito da Universidade de Tóquio.
Caso queira conferir o que é necessário ter na sua mochila de emergência, toque aqui.
Os resultados desta avaliação também são publicados no site do Earthquake Research Promotion.
Um outro estudo recente apontou que após o megaterremoto de Nankai Trough poderá ocorrer um de magnitude muito alta (toque aqui para ler).
Fontes: ANN e Yomiuri