Aumento na probabilidade de ocorrência do megaterremoto Nankai Trough

O relatório anual mostra que houve um aumento das probabilidades de ocorrência de megaterremotos, incluindo o temido Nankai Trough.

As áreas em laranja são de tremor estimado em 6 e as em vermelho de 7 ou mais no megaterremoto Nankai Trough (AMJ)

O Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo anunciou na sexta-feira (13) o mais recente estudo, o qual avalia a probabilidade de ocorrência de um megaterremoto em algumas partes do Japão.

Publicidade

Em relação ao temido Nankai Trough, a probabilidade de ocorrência nos próximos 20 anos aumentou de 50 a 60% para cerca de 60%. Em 10 anos a probabilidade cai para 30%.

O Comitê de Pesquisa de Terremotos calcula as probabilidades de ocorrência de terremotos a longo prazo e as divulga uma vez por ano.

De acordo com a última avaliação a probabilidade de ocorrência do megaterremoto na fossa de Nankai (Nankai Trough), do leste de Kyushu até a Baía de Suruga (Shizuoka), dentro de 20 anos, sofreu um leve aumento.

Além disso, a probabilidade de ocorrência de um terremoto de magnitude 8 ou superior, com epicentro na costa de Tokachi, Hokkaido ao longo da trincheira de Chishima dentro de 20 anos aumentou de 3% para 4%.

Como a probabilidade de ocorrência é calculada com base na suposição de que os terremotos ocorrem em intervalos regulares, ela aumenta com o passar do tempo se o estado de ausência de sismos continuar.

A equipe informou que o temido megaterremoto na fossa de Nankai não é de se estranhar que ocorra a qualquer momento.

“Gostaria que as pessoas entendessem que a probabilidade de ocorrência está aumentando gradativamente a cada ano, por isso devem prosseguir com os preparativos para terremotos e tsunamis”, disse Naoshi Hirata, professor emérito da Universidade de Tóquio.

Caso queira conferir o que é necessário ter na sua mochila de emergência, toque aqui.

Os resultados desta avaliação também são publicados no site do Earthquake Research Promotion.

Um outro estudo recente apontou que após o megaterremoto de Nankai Trough poderá ocorrer um de magnitude muito alta (toque aqui para ler).

Fontes: ANN e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Exercícios conjuntos entre Rússia e Belarus causam preocupação na Ucrânia

Publicado em 16 de janeiro de 2023, em Notícias do Mundo

O Ministério da Defesa de Belarus anunciou que os dois países conduzirão exercícios conjuntos da força aérea no período a partir desta segunda-feira (16) até 1º de fevereiro.

Imagens do Ministério da Defesa da Rússia (NHK)

Exercícios conjuntos programados entre forças russas e bielorrussas levantaram preocupações em Chernihiv, região no norte da Ucrânia que faz fronteira com Belarus (Bielorrússia).

Publicidade

O Ministério da Defesa de Belarus anunciou que os dois países conduzirão exercícios conjuntos da força aérea no período a partir desta segunda-feira (16) até 1º de fevereiro. A capital de Belarus, Minsk, diz que o exercício é puramente defensivo em natureza.

A Rússia organizou parte de sua invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022 a partir de Belarus.

Alguns residentes locais foram vistos abastecendo seus carros em postos de gasolina no caso de precisarem evacuar. Um deles disse que queria ser capaz de ir a um local seguro se Belarus e Rússia iniciarem um ataque.

Outros residentes estavam em casa fazendo os preparativos. Liudmyla Adamenko disse que ela havia evacuado para uma cidade na central da Ucrânia quando a Rússia iniciou sua invasão em fevereiro.

Após saber através da mídia social sobre os exercícios conjuntos planejados, ela começou a se preparar para fugir novamente. Ela fez suas malas e colocou passaportes, roupas de inverno, carregador de smartphone e outros itens necessários.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros