Já se foi o tempo em que uma bandeja de ovos de galinha podiam ser comprados na casa dos 100 ienes.
Atualmente há supermercados que estão vendendo por 280 ienes, quase o dobro do final do ano de 2021, pois uma bandeja custava em média ¥146.
É o segundo alimento mais nutritivo depois do leite materno, por isso, é imprescindível para o preparo das refeições, como também nos restaurantes e confeitarias.
Os restaurantes especializados em omrice – acrônimo de omelet rice – e os cafés e confeitarias que servem pudins, bolos e outras delícias, estão operando no vermelho por causa disso.
Devido ao impacto da gripe aviária, que resultou no maior abate de 10 milhões de aves em todo o país, os preços dos ovos continuam se mantendo em um patamar elevado mesmo em janeiro deste ano.
“Os abates afetaram muito a oferta futura”, explicou um especialista. Segundo ele, leva 6 meses para os filhotes crescerem e começarem a botar ovos. Portanto, estima-se um ano e meio para o mercado se recuperar totalmente.
A demanda por ovos tende a diminuir durante o verão, período calculado em que a oferta deverá se recuperar gradualmente.
Assim, é provável que os preços dos ovos caiam no verão.
No entanto, se a gripe aviária continuar se espalhando pode-se esperar que os preços subam ainda mais. Ou seja, o futuro é incerto.
Fontes: FNN e Tokai TV