Matteo Messina Denaro, um dos chefes da máfia Cosa Nostra na Sicília e o homem mais procurado da Itália, foi preso pela polícia enquanto estava recebendo tratamento em uma clínica de saúde particular em Palermo, disse na segunda-feira (16) o procurador Maurizio de Lucia.
Ele era um fugitivo desde 1993 e foi considerado pela Europol um dos homens mais procurados na Europa, disse Lucia à CNN.
“É uma vitória para todas as forças da polícia que trabalharam juntas ao longo desses anos para trazer o fugitivo perigoso para a justiça”, disse o chefe da polícia da Itália, Lamberto Giannini, em uma declaração parabenizando a Arma dos Carabineiros, a política militar da Itália, e o Escritório de Promotoria Pública de Palermo.
Acredita-se que Messina Denaro tenha ordenado dezenas de assassinatos relacionados à máfia, e recebeu várias condenações perpétuas in absentia (em ausência) por muitos crimes que cometeu, o mais notável em 1992 pelo seu envolvimento nos assassinatos separados de promotores antimáfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
Ele recebeu sua mais recente condenação perpétua em 2020 por bombardeamentos fatais em Milão, Florença e Roma no fim dos anos 1990 e pelo assassinato e tortura do filho de 11 anos de um inimigo que deu evidência contra a siciliana Cosa Nostra.
Tendo sido procurado por cerca de 30 anos, ele foi o fugitivo da Cosa Nostra que se escondeu por mais tempo.
Messina Denaro foi levado sob custódia por volta das 10h (hora local) após uma batida realizada por mais de 100 agentes especializados com a Arma dos Carabineiros
A clínica Madalena onde ele foi preso é uma instalação particular conhecida por cirurgia plástica e outros procedimentos opcionais. Não se sabe qual tratamento Messina Denaro estava recebendo.
O escritório de imprensa da Arma dos Carabineiros disse à CNN que ele está sendo mantido em um “local secreto”.
Fonte: CNN