Uma adolescente de 13 anos, aluna do primeiro ano ginasial, da cidade de Makinohara (Shizuoka), estava sob custódia da polícia, como suspeita de assassinato.
O crime ocorreu na noite de segunda-feira (16), por volta das 23h50. A polícia soube do incidente porque entrou uma chamada no 110 por um dos familiares. Quando os policiais e a ambulância chegaram a vítima estava toda ensanguentada pelos ferimentos a faca no pescoço. Foi socorrida mas a morte foi confirmada no hospital.
A mulher, na faixa dos 40 anos, é mãe da menor levada como suspeita de assassinato pois ela mesma assumiu o crime. Segundo a polícia de Shizuoka, na divulgação de terça-feira (17), a adolescente teria dito que “tudo começou com uma discussão por causa do smartphone”.
O que acontece quando se trata de crime cometido por menor de 14 anos
Nesse momento, como a adolescente tem idade inferior a 14 anos e não pode ser responsabilizada criminalmente, foi encaminhada para ficar sob custódia do Centro de Orientação Infantil (Jidosodansho).
Mas, a polícia abriu investigação e as informações coletadas deverão ser encaminhadas para o Jidosodansho. Por outro lado, essa instituição investigará os fatos e o ambiente familiar. Segundo os vizinhos, nessa casa moravam o casal de avós, a filha e a neta, a qual matou a mãe.
Caso determine a necessidade de julgamento, a garota menor de 14 anos deverá ser encaminhada à Vara de Família do Tribunal de Justiça.
Caberá então à Vara de Família iniciar o julgamento pelo assassinato, o qual decidirá se deve enviar essa menor para um centro de treinamento juvenil ou uma instalação de apoio à independência, ou colocá-la em liberdade condicional para ajudá-la a se recuperar.
Fontes: FNN e NHK