Imagens aéreas de algo em formato de coração sobre o mar foram enviadas para uma emissora local. O que se vê é que se movem, como se estivessem nadando.
Sim, são seres marinhos aglomerados sobre as águas do oceano, mas também podem ser vistos na Ilha Benten, na costa da cidade de Wakkanai (Hokkaido). Esse imenso bando é da espécie leão-marinho de Steller, que pode chegar a 260 quilos, e costuma habitar o norte do Oceano Pacífico, onde é mais frio.
Segundo Yoko Goto, pesquisadora sênior da Organização de Pesquisa de Hokkaido e da Estação Experimental de Pesca de Wakkanai, há uma explicação.
“Todos os criadouros estão na Rússia, e alguns deles estão fechados pelos gelos à deriva. Isso torna difícil para os leões-marinhos de Steller irem buscar comida. Portanto, acredita-se que eles se movem para o sul, em Hokkaido”, esclareceu.
Desde 2016 um bando tem vindo para a Ilha Benten e toma conta dela, mas vem aumentando a cada ano e, segundo a pesquisadora, o motivo disso ainda é desconhecido.
Essa espécie de leão marinho se alimenta de peixes e polvos, por isso, há uma séria preocupação sobre seu impacto na no meio ambiente e na atividade pesqueira.
Fontes: HTB e ANN