Um grupo de companhias aéreas no Japão, incluindo a Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA), planeja tornar em maio o uso de máscara uma “escolha pessoal” em linha com a planejada reclassificação da covid-19 pelo governo, que envolve a revisão de diretrizes relacionadas ao acessório de proteção.
A medida ocorre com várias operadoras de companhias aéreas em países no Ocidente já tendo suspendido suas exigências sobre uso de máscara no ano passado, tornando-as opcionais.
Sob as atuais diretrizes da Associação Organizada de Companhia Aéreas do Japão, que reúne 19 empresas, passageiros com exceção de crianças pequenas, são solicitados a usar máscara e conversar o menos possível enquanto estiverem a bordo.
Se o passageiro tem alguma doença ou incapacidade que o impede de usar máscara, ele é solicitado a se consultar com a empresa aérea com antecedência. Se um passageiro recusar o uso do acessório de proteção sem uma razão justificável, a companhia aérea pode negar o embarque.
O grupo da indústria anunciou a mudança de política na segunda-feira (6) após a decisão do governo no mês passado de reclassificar a covid-19 na mesma categoria da influenza sazonal em 8 de maio.
Fonte: Japan Times