A Toyota Motor comunicou com pesar a morte do presidente honorário, Shoichiro Toyoda, aos 97 anos, às 16h48 de terça-feira (14), de insuficiência cardíaca.
Ele nasceu na cidade de Nagoia (Aichi) e completaria 98 anos em 27 deste mês. Seu filho mais velho, o então presidente da Toyota Motor, Akio Toyoda, será o responsável pelas cerimônias funerais, restritas aos familiares.
Shoichiro Toyoda é o filho mais velho de Kiichiro Toyoda, o fundador da Toyota, e ingressou na Toyota Motor em 1952 como diretor.
Na sua gestão, em 1982, a Toyota Motor e a Toyota Motor Sales fundiram-se para formar a atual Toyota Motor Corporation. Isso lançou as bases para a Toyota se tornar uma das principais montadoras japonesas.
Construiu uma fábrica em Kentucky, nos Estados Unidos, expandiu para o Canadá e Inglaterra, ganhando competitividade no mundo.
Desde que se tornou presidente em 1992, ele esteve ativamente envolvido em atividades comerciais e atuou como presidente da Keidanren, a Federação das Indústrias do Japão, por quatro anos, a partir de maio de 1994.
Em 1999, ele se tornou o presidente honorário da Toyota pois se aposentou da linha de frente da administração, mas apoiou seu filho mais velho, Akio, que assumiu a presidência.
Em 2002 foi agraciado com a Ordem do Sol Nascente, uma condecoração importante do Japão.
Também foi homenageado em 2007 ao receber o Grande Cordão da Ordem das Flores Paulownia, a mais elevada ordem presenteada pelo Governo do Japão.
Fontes: divulgação, Nikkei e Yomiuri