Por volta das 11h10 de quarta-feira (22), houve uma explosão na Mitsubishi Heavy Industries – indústria de construção naval – situada na cidade de Nagasaki (província homônima).
Segundo informações da polícia e dos bombeiros, um trabalhador na faixa dos 50 anos foi socorrido, mas seu estado é crítico pois já estava inconsciente. Foi imediatamente transportado para um hospital da cidade.
O relato indica que a explosão ocorreu por causa do gás, mas a polícia está investigando pois ouviu dizer também que foi por causa da tinta que pegou fogo. O local é um setor no qual se montam os navios.
De acordo com o Departamento de Relações Públicas da Mitsubishi Heavy Industries, a planta onde ocorreu a explosão é no departamento que constrói navios para a Força de Autodefesa Marítima do Japão.
Há informação de que os agentes explosivos usados no local onde ocorreu o acidente são os diluentes usados como tinta e os cilindros de gás para soldagem. Para que não ocorra isso, o local costuma ser bem ventilado, segundo uma fonte da emissora NBC.
“O trabalhador não é funcionário direto da Mitsubishi Heavy Industries, mas de uma empresa parceira. Quando o colega o viu caído, usou o desfibrilador externo automático (DEA) enquanto esperava o socorro”, disse um porta-voz da indústria, às 13h20 para a imprensa.
Fontes: NHK e NBC