Competindo por funcionários, empresas estão aumentando salários

Empresas anunciam aumentos salariais em série para garantir funcionários

Imagem Ilustrativa

Muitas empresas estão anunciando aumentos salariais antes das negociações trabalhistas relacionadas aos acordos coletivo de trabalho com sindicatos na primavera de 2023.

Publicidade

Isso se deve ao acirramento da competição entre as empresas, principalmente por recursos humanos digitais, a fim de alcançar um crescimento sustentável. Devido à deflação e ao baixo crescimento econômico, o salário médio das empresas japonesas é inferior ao da Europa, Estados Unidos e Coreia do Sul, e há uma sensação crescente de crise quanto à saída de força de trabalho para o exterior.

Em termos de aumentos salariais, são cada vez mais os exemplos que ultrapassam a meta da Rengo, Confederação Sindical Japonesa, de “cerca de 5%”. O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, anunciou no dia 7 que o salário-base de todos os funcionários será aumentado em 10% em abril. Embora as vendas e os lucros devam cair no ano fiscal que termina em março, o Furukawa explicou: “É essencial adquirir excelentes recursos humanos para melhorar a competitividade”.

A fabricante de produtos químicos Kuraray anunciou um aumento salarial de todos os tipos de funcionários de cerca de 8%. O presidente Hitoshi Kawahara enfatiza: “Ao investir em pessoas, pretendemos criar um ciclo virtuoso que gere lucros futuros.” A AGC, produtora de vidros, também anunciou que consideraria aumentar os salários em uma média de cerca de 6%.

A Fast Retailing, que opera a marca de roupas casuais Uniqlo, anunciou um aumento salarial anual de até 40%. A Nidec planeja aumentar o salário médio de todos os funcionários em 7% a partir do ano fiscal de 2023. A empresa também planeja aumentar os salários médios dos funcionários em 30% até o ano fiscal de 2025.

Akihiro Oyama, presidente da fabricante de necessidades diárias Iris Ohyama, que lançou uma política de aumento de salários em cerca de 5% em janeiro, disse: “Houve uma resposta positiva em termos de contratação”.

Hisashi Yamada, vice-presidente do Japan Research Institute, destacou que “as empresas que competem globalmente estão começando a perceber os baixos níveis salariais no Japão de uma perspectiva internacional”.

De acordo com uma pesquisa da Tokyo Shoko Research, 80% das 3.600 empresas de pequeno e médio porte responderam que aumentariam os salários. 76% explicaram que aumentariam o salário regular e 49% elevariam a base salarial geral.

Fonte: Jiji e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trabalhador em estado crítico pela explosão na indústria naval da Mitsubishi

Publicado em 22 de fevereiro de 2023, em Acidentes

Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalhador foi socorrido já inconsciente e seu estado é crítico.

Imagem aérea da planta da Mitsubishi Heavy Industries onde ocorreu a explosão (NHK)

Por volta das 11h10 de quarta-feira (22), houve uma explosão na Mitsubishi Heavy Industriesindústria de construção naval – situada na cidade de Nagasaki (província homônima).

Publicidade

Segundo informações da polícia e dos bombeiros, um trabalhador na faixa dos 50 anos foi socorrido, mas seu estado é crítico pois já estava inconsciente. Foi imediatamente transportado para um hospital da cidade.

O relato indica que a explosão ocorreu por causa do gás, mas a polícia está investigando pois ouviu dizer também que foi por causa da tinta que pegou fogo. O local é um setor no qual se montam os navios.

De acordo com o Departamento de Relações Públicas da Mitsubishi Heavy Industries, a planta onde ocorreu a explosão é no departamento que constrói navios para a Força de Autodefesa Marítima do Japão.

Há informação de que os agentes explosivos usados no local onde ocorreu o acidente são os diluentes usados ​​como tinta e os cilindros de gás para soldagem. Para que não ocorra isso, o local costuma ser bem ventilado, segundo uma fonte da emissora NBC.

“O trabalhador não é funcionário direto da Mitsubishi Heavy Industries, mas de uma empresa parceira. Quando o colega o viu caído, usou o desfibrilador externo automático (DEA) enquanto esperava o socorro”, disse um porta-voz da indústria, às 13h20 para a imprensa.

Funcionário da Mitsubishi Heavy Industries explicou rapidamente sobre o trabalhador (NHK)

Fontes: NHK e NBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!