A promessa do governador da província de Osaka, Hirofumi Yoshimura, de distribuir vale-arroz para as famílias com filhos com idade até 18 anos, será cumprida.
O legislativo local aprovou o orçamento para essa doação em dezembro do ano passado, como medida para o apoio na criação dos filhos em meio ao orçamento familiar mais apertado por causa dos aumentos dos preços.
A informação de quarta-feira (22) é que esse vale-arroz será no formato de cupom eletrônico, no valor de 5 mil ienes por filho, e para obtê-lo deverá fazer uma inscrição através de uma página web especial (toque aqui para o acesso mas ainda não está funcionando), a partir de 22 de março.
De acordo com o governo de Osaka, as crianças e adolescentes (até 18 anos) residentes na província, são elegíveis, bem como as gestantes para obter o Okome Pay Osaka, mas precisam ser residentes.
Com esse cupom eletrônico as pessoas poderão obter os pacotes de arroz nas lojas e supermercados que comercializam esse alimento. No caso das famílias que têm filhos com alergia ao arroz, poderão selecionar alimentos embalados em retort e comida para bebê em uma página dedicada.
Os pedidos poderão ser feitos pelos responsáveis (pais ou tutores) pelas crianças, e também as gestantes, os quais passarão por uma triagem para verificar se são elegíveis.
Para consultas sobre esse benefício, o governo criará uma Central de Atendimento ao Projeto de Apoio às Despesas Alimentares das Crianças da Província, de ligação gratuita, a partir de 1.º de março, somente nos dias úteis: 0120-479-208.
Fonte: Mainichi