Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Advogados denunciam Testemunhas de Jeová por rejeitarem transplante de sangue

| Sociedade

Advogados relatam que Testemunhas de Jeová continuam negando transfusões sanguíneas para crianças mesmo após mudanças na lei.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
testemunhas jeova

Imagem Ilustrativa

Advogados denunciaram ao governo na segunda (27) que o grupo religioso “Testemunhas de Jeová” continua instruindo seus seguidores a não permitir que crianças recebam transfusões de sangue, violando as diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar sobre crianças e prevenção de abusos. “Este é um assunto sério que ameaça a vida de crianças”, disseram os advogados.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os “Testemunhas de Jeová”, cuja sede mundial está nos Estados Unidos, são conhecidos por recusarem transfusões de sangue por motivos religiosos.

As diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar foram formuladas em dezembro do ano passado em resposta aos problemas envolvendo a Federação da Família para a Paz Mundial e Unificação (anteriormente a Igreja da Unificação), após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe por um seguidor. O objetivo é prevenir o abuso infantil de pais religiosos e as diretrizes afirmam claramente que negar cuidados médicos necessários, incluindo transfusões de sangue, constitui abuso infantil.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

De acordo com Kotaro Tanaka, membro da Associação de Advogados de Tóquio, os Testemunhas de Jeová instruíram seus seguidores a recusar transfusões de sangue para crianças mesmo após as mudanças na constituição. Os membros desta igreja dão a seus filhos um “cartão de identificação” afirmando que desejam “tratamento sem sangue” por motivos religiosos e informam os médicos em caso de emergência.

O advogado Tanaka e outros formaram um grupo relacionado a casos de “Testemunhas de Jeová” no mês passado. Segundo os advogados, muitos membros da igreja estão preocupados com a saúde de seus filhos e fizeram consultas com o grupo.

No final do ano passado, depois que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou as diretrizes, os Testemunhas de Jeová emitiram uma declaração dizendo: “Os pais levam a sério sua responsabilidade de transmitir suas crenças aos filhos e ensiná-los a viver de acordo com a moral sólida”.

Em 2000, a Suprema Corte decidiu que era direito do paciente recusar transfusões de sangue com base em crenças religiosas. Por outro lado, em 2008, a Sociedade Japonesa de Transfusão de Sangue e Terapia Celular anunciou uma diretriz para menores de 15 anos receberem transfusões de sangue se houver risco de vida, mesmo que a pessoa ou responsáveis recusem.

Fonte: Yomiuri


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo