Mais de 86% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa do governo japonês divulgada na terça-feira (7) disseram que veem um perigo do país se envolver em uma guerra, uma porcentagem um pouco maior do que em 2018.
Na pesquisa do Escritório do Gabinete conduzida entre 17 de novembro e 25 de dezembro de 2022, 86.2% dos entrevistados disseram que eles veem tal perigo, o número mais alto desde a pesquisa de 2009, quando as escolhas de resposta foram alteradas para o formato atual.
Na pesquisa anterior, 85.5% dos entrevistados citaram tal risco.
Um funcionário do Ministério da Defesa disse que os entrevistados parecem acreditar que há um ambiente de segurança em agravamento devido à invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022, ações militares da China nos Mares do Leste e Sul e os contínuos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.
Em uma pergunta com várias respostas sobre por que as pessoas veem tal perigo, 85.7% citaram tensões e conflitos internacionais, enquanto 38.2% disseram que as Nações Unidas não estão funcionando de forma suficiente e 28.2% disseram que o Japão não tem defesas suficientes.
A pesquisa foi realizada em um momento no ano passado quando o governo atualizou os três principais documentos de defesa do país em que ele prometeu melhorar sua dissuasão ao obter “capacidades de contra-ataque” para atingir alvos em território inimigo no caso de emergência.
O Japão também prometeu dobrar seus gastos com defesa.
Fonte: Japan Today