A Mitsubishi Electric Corp. disse na terça-feira (13) que investirá ¥100 bilhões (US$475 milhões) para construir uma nova fábrica de chips na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, em um empenho a fim de responder ao aumento na demanda por semicondutores para veículos elétricos.
A nova fábrica será construída em uma unidade já existente em Kikuchi e deve iniciar a produção em abril de 2026.
A planta produzirá o chamado dispositivo semicondutor de potência usado para todas as baterias de veículos e em várias tecnologias de conservação de energia e de descarbonização, disse.
O plano ocorre quando o governo japonês realiza ações para garantir um fornecimento estável de chips, usados para tudo, de smartphones a foguetes, a partir da perspectiva e segurança econômica.
A maior fabricante de chips por contrato do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) também está construindo uma fábrica em Kumamoto, em um empreendimento conjunto com o Grupo Sony e a empresa de autopeça Denso Corp., com o governo japonês subsidiando o projeto.
A fabricante de chips Rapidus Corp., que é apoiada pelo governo, disse no mês passado que construirá uma planta na província de Hokkaido, no norte do Japão, enquanto ela busca iniciar produção em massa de chips com a tecnologia de ponta de 2 nanômetros.
Fonte: Mainichi