Pesquisas mostram que a maioria das empresas no Japão planeja aumentos salariais

O primeiro-ministro Fumio Kishida pediu que as companhias implementassem ‘aumentos salariais que ultrapassam as subidas de preços’.

Cédulas de 10 mil ienes (banco de imagens)

Cerca de 70% de gestores e outros membros da Associação do Japão de Executivos Corporativos disseram que planejam aumentar os salários dos trabalhadores no ano fiscal de 2023.

Publicidade

Enquanto isso, cerca de 60% de empresas de pequeno e médio porte em Tóquio e além, cobertas em um total acumulado de uma pesquisa realizada pela Câmara do Japão de Comércio e Indústria, também disseram que planejavam aumentar as remunerações, sugerindo que os salários devem subir em todo o país.

O primeiro-ministro Fumio Kishida pediu que as companhias implementassem “aumentos salariais que ultrapassam as subidas de preços”.

O índice de preços do consumidor (excluindo perecíveis) subiu em janeiro a uma taxa de 4,2%. Cerca de 30% dos entrevistados de ambas as pesquisas planejam aumentar salários em 4% ou mais. O ponto focal é se os aumentos serão suficientes para amortecer o impacto da inflação.

Um total de 180 gestores de companhias e outros responderam à pesquisa da Associação do Japão de Executivos Corporativos (Keizai Doyukai) conduzida entre 17 de fevereiro e 2 de março, e 72,2% disseram que planejam aumentar os salários.

Incluindo aqueles os quais disseram que a faixa de aumento ainda não estava decidida, 46,5% indicaram que planejam aumentar em “menos de 3%”. Enquanto isso, 20,4% responderam “entre 3 e não mais que 4%”, 19,7% disseram “entre 4 e não mais que 5%” e 13,4% disseram “5% ou mais”.

Enquanto isso, a Câmara de Comércio e Indústria cobrindo um total de respostas de 493 empresas de pequeno e médio porte, principalmente nos 23 distritos de Tóquio, mostrou que 58,2% estão planejando aumentar os salários, enquanto 40,1% disseram que têm a intenção de melhorar a remuneração em menos de 3%.

“Também há empresas que não podem aumentar os salários. Levando isso em consideração, se aumentos salariais de pelo menos 4% não puderem ser alcançados nas negociações salariais desta primavera, a economia pode desacelerar”, comentou uma fonte do setor financeiro.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mitsubishi Electric anuncia construção de fábrica de chips no Japão

Publicado em 15 de março de 2023, em Sociedade

A fábrica da Mitsubishi Electric será na província de Kumamoto, em um empenho a fim de responder ao aumento na demanda por semicondutores para veículos elétricos.

A nova planta de chips da Mitsubishi Electric será na província de Kumamoto (banco de imagens)

A Mitsubishi Electric Corp. disse na terça-feira (13) que investirá ¥100 bilhões (US$475 milhões) para construir uma nova fábrica de chips na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, em um empenho a fim de responder ao aumento na demanda por semicondutores para veículos elétricos.

Publicidade

A nova fábrica será construída em uma unidade já existente em Kikuchi e deve iniciar a produção em abril de 2026.

A planta produzirá o chamado dispositivo semicondutor de potência usado para todas as baterias de veículos e em várias tecnologias de conservação de energia e de descarbonização, disse.

O plano ocorre quando o governo japonês realiza ações para garantir um fornecimento estável de chips, usados para tudo, de smartphones a foguetes, a partir da perspectiva e segurança econômica.

A maior fabricante de chips por contrato do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) também está construindo uma fábrica em Kumamoto, em um empreendimento conjunto com o Grupo Sony e a empresa de autopeça Denso Corp., com o governo japonês subsidiando o projeto.

A fabricante de chips Rapidus Corp., que é apoiada pelo governo, disse no mês passado que construirá uma planta na província de Hokkaido, no norte do Japão, enquanto ela busca iniciar produção em massa de chips com a tecnologia de ponta de 2 nanômetros.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!