Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Parlamentar japonês é exonerado da câmara pela primeira vez em 72 anos

| Política

O parlamentar japonês GaaSyy, eleito em julho do ano passado, nunca compareceu a uma sessão plenária, por isso, a votação definiu seu destino: perdeu o cargo político.

Unigran Japan 2026

Casa dos Conselheiros em sessão plenária na quarta-feira (FNN) e foto do japonês GaaSyy que foi exonerado (Wikipedia)

A Casa dos Conselheiros do Japão – parecido com a Câmara dos Deputados do Brasil – decidiu em votação concluída às 15h de quarta-feira (15), a exoneração do parlamentar GaaSyy (Yoshikazu Higashitani), excluindo seu nome da lista dos conselheiros. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Ele foi eleito em julho do ano passado pelo 48.º Partido das Mulheres Políticas (政治家女子48党) mas nunca compareceu a nenhuma sessão plenária, pois está no exterior e teria argumentado que “é porque estou sendo investigado pela polícia por suspeita de fraude e posso ser preso se voltar ao Japão”. 

Esta é a primeira vez que um membro do parlamento foi exonerado do cargo político desde 1951, portanto, 72 anos, e a terceira da história do Japão.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Dos 236 parlamentares que compareceram à sessão plenária, houve somente 1 voto contra, de uma do mesmo partido. 

O valor total dos pagamentos, como salários e subsídios chegou a 20,13 milhões de ienes, segundo informações da Casa dos Conselheiros. Como o pagamento relativo ao mês de março já foi efetuado, GaaSyy receberá uma fatura para devolver 680 mil ienes, relativos aos dias a partir de 15, quando foi decidida pela sua expulsão.

Antes de ser eleito, GaaSyy foi um YouTuber famoso e também empreendedor. 

Fontes: NHK e FNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo