A Casa dos Conselheiros do Japão – parecido com a Câmara dos Deputados do Brasil – decidiu em votação concluída às 15h de quarta-feira (15), a exoneração do parlamentar GaaSyy (Yoshikazu Higashitani), excluindo seu nome da lista dos conselheiros.
Ele foi eleito em julho do ano passado pelo 48.º Partido das Mulheres Políticas (政治家女子48党) mas nunca compareceu a nenhuma sessão plenária, pois está no exterior e teria argumentado que “é porque estou sendo investigado pela polícia por suspeita de fraude e posso ser preso se voltar ao Japão”.
Esta é a primeira vez que um membro do parlamento foi exonerado do cargo político desde 1951, portanto, 72 anos, e a terceira da história do Japão.
Dos 236 parlamentares que compareceram à sessão plenária, houve somente 1 voto contra, de uma do mesmo partido.
O valor total dos pagamentos, como salários e subsídios chegou a 20,13 milhões de ienes, segundo informações da Casa dos Conselheiros. Como o pagamento relativo ao mês de março já foi efetuado, GaaSyy receberá uma fatura para devolver 680 mil ienes, relativos aos dias a partir de 15, quando foi decidida pela sua expulsão.
Antes de ser eleito, GaaSyy foi um YouTuber famoso e também empreendedor.
Fontes: NHK e FNN