O Centro Nacional de Assuntos do Consumidor do Japão (Kokusen) resolveu aferir o que a propaganda dos fabricantes de panelas elétricas especiais promete, durante o cozimento do arroz, reduzir em até 54% as calorias desse alimento consumido diariamente.
Afinal, é o sonho de consumo das pessoas com diabetes ou que fazem dieta low-carb. Como recebem muitas consultas de que não se vê resultado, foram realizados 2 testes em cada uma das 6 panelas elétricas de marcas famosas.
Os resultados foram que o arroz supostamente com menos calorias continha cerca de 10% a 20% mais água do que o arroz normal, ficando levemente empapado, o que reduzia a porcentagem de carboidratos.
Não houve diferença significativa no teor de carboidratos totais, comparando com o cozimento nas panelas elétricas normais.
Além disso, das 5 marcas que afirmam “até 54% menos carboidratos”, 4 ficaram aquém da taxa de corte indicada no anúncio, o que viola a lei, como propaganda enganosa. A faixa de redução dos carboidratos foi de no máximo 10%.
Por isso, o Kokusen adverte aos consumidores que desejam ingerir menos calorias, para comer uma quantidade menor, mesmo que o cozinhe nessas panelas elétricas especiais.
Portanto, se pensava em adquirir uma panela dessas, é melhor pensar duas vezes antes de gastar o dinheiro. É melhor reduzir o consumo da porção em cada refeição.
Fontes: NHK e ANN