Pesquisadores brasileiros encontram rochas de plástico em ilha remota

Pesquisadores dizem que isso é evidência de crescente influência humana nos ciclos geológicos da Terra.

A Ilha de Trindade fica na costa do Espírito Santo, no Brasil (Wikimedia Commons/Simone Marinho)

A geologia da Ilha vulcânica de Trindade do Brasil fascina cientistas há anos, mas a descoberta de rochas formadas por detritos de plástico nesse refúgio remoto de tartarugas está causando preocupação.

Publicidade

Plástico derretido ficou interligado a rochas na ilha, localizada a 1.140Km de distância do estado do Espírito Santo, o que pesquisadores dizem ser evidência de crescente influência humana nos ciclos geológicos da Terra.

“Isso é novo e terrível ao mesmo tempo, porque a poluição chegou à geologia”, disse Fernanda Avelar Santos, geóloga na Universidade Federal do Paraná.

Fernanda e sua equipe realizaram testes químicos e descobriram quais tipos de plásticos estão nas rochas chamadas de “plastiglomerados” porque são feitos de uma mistura de grânulos sedimentares e outros detritos sustentados por plástico.

“Identificamos que (a poluição) vem principalmente de redes de pesca, que são detritos muito comuns nas praias da Ilha de Trindade”, disse Santos.

“(As redes) são levadas por correntes marinhas e se acumulam na praia. Quando a temperatura aumenta, esse plástico derrete e fica integrado no material natural da praia”.

A Ilha de Trindade é um dos locais de conservação mais importantes do mundo para tartarugas- verdes, com milhares chegando a cada ano para botar ovos.

Os únicos habitantes humanos da Ilha de Trindade são membros da Marinha do Brasil, que mantêm uma base no local e protegem as tartarugas.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente com tuk-tuk fere 3 pessoas, sendo que uma morreu

Publicado em 16 de março de 2023, em Acidentes

O tuk-tuk que atropelou as 3 pessoas na calçada era alugado por turistas, em Shizuoka. Uma das vítimas morreu mais tarde no hospital.

Tuk-tuk alugado conduzido por um universitário atropelou 3 pedestres (SATV)

Por volta das 14h30 de quarta-feira (15), ocorreu um acidente com um tuk-tuk (veículo de 3 rodas, típico dos países asiáticos), na rodovia nacional 135, cidade de Atami (Shizuoka). 

Publicidade

O tuk-tuk atropelou 3 pedestres ao subir na calçada de frente para um hotel. 

Um idoso, na faixa dos 80 anos, foi transportado de Doctor Heli para o hospital e outros dois jovens foram socorridos pela ambulância. Um estudante universitário de 19 anos, da província de Saitama, que estava em estado grave, foi a óbito às 20h33, informou a polícia. 

O tuk-tuk foi alugado e estava sendo usado por 4 pessoas. Uma delas, que estava no assento traseiro, relatou que “repentinamente ele perdeu o controle do volante”.  

O motorista, universitário, de 22 anos, de Chiba, que conduzia o tuk-tuk está sendo ouvido pela polícia

Tuk-tuk que causou o acidente fatal (SATV)

Fontes: JNN, FNN e SATV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!