Matizes em azul e verde no mar, em Okinawa (PM)
Muitos podem pensar que a cor da água do mar depende do céu: se o tempo estiver limpo, nublado ou chovendo determina se é azul ou verde.
Publicidade
Mas, não é isso que define as cores da água do mar, pois se assim fosse, ficaria vermelho ao pôr do sol ou totalmente cinza quando nublado.
Mesmo com o céu nublado o mar da cidade e ilha Miyako, em Okinawa, continua com matizes de azul e verde (PM)
O oceano pode ter diversos tons de azul, verde, cinza e até avermelhado devido à maneira como a água absorve e espalha a luz solar.
Quando a luz do sol chega à superfície do oceano, a água absorve as cores vermelha, laranja e amarela, que têm comprimentos de onda mais curtos e energia mais alta.
As cores azul e verde, que têm comprimentos de onda mais longos e energia mais baixa, são espalhadas pelas partículas na água, como algas, plâncton e detritos. A cor que vemos no oceano depende da quantidade de luz solar que é absorvida e espalhada pela água, que pode variar devido a fatores como a profundidade, a localização geográfica, a presença de organismos marinhos e a quantidade de sedimentos na água.
À esq. praia de Hirara em Miyaki e à dir. costa de Miyagi, ambas em Okinawa, com essas cores surpreendentes mesmo com céu nublado (PM)
As águas rasas tendem a parecer mais claras, enquanto águas mais profundas podem parecer mais escuras ou chamadas de azul marinho.
Além disso, a localização geográfica também pode influenciar a cor do oceano. Por exemplo, o Mar do Caribe tende a ter uma cor turquesa, enquanto o Oceano Atlântico perto da costa da Noruega tende a ter uma cor verde. A presença dos organismos marinhos, como algas e plâncton, também pode afetar a cor do oceano, fazendo com que ele pareça mais verde ou até mesmo vermelho em casos extremos.
Mais ao norte do Japão, de Tohoku a Hokkaido, as pessoas observam que a cor das águas das praias é mais escura. Isso se deve basicamente à cor dos sedimentos, da areia. Enquanto dizem que Okinawa tem cores azul turquesa e verde esmeralda, muitas vezes comparadas às das praias do Havaí ou Guam. Sim, de novo a questão dos sedimentos e dos seres do mar. Em geral, as praias de Okinawa têm a areia mais fininha e clarinha, rochas, além de um universo de corais, com recifes e colônias, de cores diferentes.
Costa de Miyagi, em Chatan, Okinawa, paraíso dos mergulhadores (PM)
No Japão é difícil encontrar uma praia cuja qualidade de água seja ruim. Em geral, as praias visitadas no verão costumam ter a qualidade mensurada por causa da segurança dos banhistas. Por isso, as do Mar do Japão são igualmente belas como as do Pacífico, com águas azuis, oferecendo locais para mergulho e outros tipos de lazer.
Fontes: ChieLab e Guarda Costeira