Descubra por que o mar tem cores diferentes

A natureza é perfeita para definir as tonalidades e matizes das águas oceânicas.

Matizes em azul e verde no mar, em Okinawa (PM)

Muitos podem pensar que a cor da água do mar depende do céu: se o tempo estiver limpo, nublado ou chovendo determina se é azul ou verde.

Publicidade

Mas, não é isso que define as cores da água do mar, pois se assim fosse, ficaria vermelho ao pôr do sol ou totalmente cinza quando nublado. 

Mesmo com o céu nublado o mar da cidade e ilha Miyako, em Okinawa, continua com matizes de azul e verde (PM)

O oceano pode ter diversos tons de azul, verde, cinza e até avermelhado devido à maneira como a água absorve e espalha a luz solar.

Quando a luz do sol chega à superfície do oceano, a água absorve as cores vermelha, laranja e amarela, que têm comprimentos de onda mais curtos e energia mais alta. 

As cores azul e verde, que têm comprimentos de onda mais longos e energia mais baixa, são espalhadas pelas partículas na água, como algas, plâncton e detritos. A cor que vemos no oceano depende da quantidade de luz solar que é absorvida e espalhada pela água, que pode variar devido a fatores como a profundidade, a localização geográfica, a presença de organismos marinhos e a quantidade de sedimentos na água.

À esq. praia de Hirara em Miyaki e à dir. costa de Miyagi, ambas em Okinawa, com essas cores surpreendentes mesmo com céu nublado (PM)

As águas rasas tendem a parecer mais claras, enquanto águas mais profundas podem parecer mais escuras ou chamadas de azul marinho.

Além disso, a localização geográfica também pode influenciar a cor do oceano. Por exemplo, o Mar do Caribe tende a ter uma cor turquesa, enquanto o Oceano Atlântico perto da costa da Noruega tende a ter uma cor verde. A presença dos organismos marinhos, como algas e plâncton, também pode afetar a cor do oceano, fazendo com que ele pareça mais verde ou até mesmo vermelho em casos extremos. 

Mais ao norte do Japão, de Tohoku a Hokkaido, as pessoas observam que a cor das águas das praias é mais escura. Isso se deve basicamente à cor dos sedimentos, da areia. Enquanto dizem que Okinawa tem cores azul turquesa e verde esmeralda, muitas vezes comparadas às das praias do Havaí ou Guam. Sim, de novo a questão dos sedimentos e dos seres do mar. Em geral, as praias de Okinawa têm a areia mais fininha e clarinha, rochas, além de um universo de corais, com recifes e colônias, de cores diferentes.

Costa de Miyagi, em Chatan, Okinawa, paraíso dos mergulhadores (PM)

No Japão é difícil encontrar uma praia cuja qualidade de água seja ruim. Em geral, as praias visitadas no verão costumam ter a qualidade mensurada por causa da segurança dos banhistas. Por isso, as do Mar do Japão são igualmente belas como as do Pacífico, com águas azuis, oferecendo locais para mergulho e outros tipos de lazer.

Fontes: ChieLab e Guarda Costeira

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imprecisão da construtora do Japão leva obra do edifício à reconstrução

Publicado em 17 de março de 2023, em Economia

A imprecisão da estrutura de aço foi descoberta, a qual havia sido omitida, e a empresa contatante será obrigada a reconstruir o edifício que seria entregue em fevereiro do ano que vem.  

Edifício da NTT Urban Development que está em obra terá que ser reconstruído (NTT via Asahi)

A Taisei Corporation, com sede em Tóquio, uma das maiores empreiteiras do Japão, anunciou na quinta-feira (16), o motivo da imprecisão na obra do edifício que estava encarregada, a qual terá que ser reconstruída.

Publicidade

O engenheiro supervisor da obra que fica em Chuo-ku, cidade de Sapporo (Hokkaido), teria tomado conhecimento da imprecisão das estruturas de aço que diferiam dos valores reais durante a construção do complexo de grande porte.  

O edifício estava programado para ser concluído em fevereiro de 2024, mas será adiado para o final de junho de 2026 porque não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo dono da obra, que fez o pedido.

Por causa disso, dois diretores executivos da construtora Taisei, além do gerente da filial de Sapporo, assumiram a responsabilidade e apresentaram renúncia para o final do mês.

Um funcionário encarregado do controle de qualidade da Taisei Corporation relatou à empresa do projeto, que supervisionou a obra, um valor numérico que diferia do valor real medido. Quanto ao motivo, a empreiteira disse: “Os funcionários estavam com medo de que o cronograma de trabalho fosse atrasado devido a ajustes com outros processos, então pensamos que um defeito de precisão de alguns milímetros não seria um problema em termos de qualidade”.  

NTT perdeu a confiança na Taisei

Este complexo está sendo desenvolvido pela NTT Urban Development, com 2 pisos no subsolo e 26 acima do solo, para lojas, escritórios e um hotel de capital estrangeiro se instalar.

Quando a empresa verificou o local em janeiro deste ano, notou algo suspeito e a Taisei Corporation refez as medições. Segundo a empresa que fez o pedido, 70 das 722 estruturas de aço do prédio estavam incorretas. De acordo com a NTT Urban Development, o Edifício Norte de 26 andares tinha armações de aço até o 15.º andar, e o Edifício Sul tinha armações de aço para todos os sete andares. “É lamentável que tenhamos perdido a relação de confiança com a Taisei Corporation“, comentou a NTT Urban Development.

Vale lembrar que o significado de empreiteira neste caso se refere à uma companhia gigantesca que realiza diretamente vários trabalhos de engenharia civil e construção sob a confiança da empresa que encomendou a obra. Em japonês se diz ゼネコン, acrônimo do inglês general contractor.

Fontes: NHK, Asahi e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!