Os preços de terrenos no Japão subiram pelo 2º ano consecutivo no ritmo mais rápido desde 2008, mostrou uma pesquisa do governo nesta quarta-feira (22), estimulados por sinais de recuperação econômica após a crise do coronavírus.
A pesquisa realizada pelo Ministério da Terra mostrou que o preço médio de terrenos cresceu 1.6% em 2022, superando o ganho do ano anterior de 0.6%, com a tendência se espalhando para o interior. Esse foi o ritmo mais rápido de aumento desde um de 1.7% em 2008.
A demanda por casas em áreas urbanas foi sólida, parcialmente devido a taxas de juros baixas, enquanto uma mudança para o trabalho remoto (home office) ajudou os preços nos subúrbios. A demanda por escritórios e locais de condomínios impulsionaram uma recuperação nos preços comerciais.
“A tendência de recuperação nos preços de terreno aos níveis pré-covid se tornou mais marcante, visto que os valores em áreas urbanas continuaram a crescer e expandiram para áreas rurais também”, disse o ministério, o qual pesquisou cerca de 26 mil locais.
Preços de terrenos residenciais aumentaram 1.4% para o ano, o ritmo mais rápido desde 1991 e superando um aumento de 0.5% de 2021, auxiliado por baixas taxas de juros e uma isenção para moradia, de acordo com a pesquisa, cujos resultados oferecerão uma base para transação de terrenos.
Os preços de terrenos comerciais do Japão subiram 1.8% contra um crescimento de 0.4% no ano anterior, liderado por demanda sólida para lojas e escritórios, mostrou a pesquisa. O retorno de viajantes domésticos para destinos turísticos ajudou na recuperação.
Expectativas para um retorno de turistas estrangeiros também apoiaram os preços de terrenos comerciais em alguns locais turísticos populares como Osaka e Quioto, após o relaxamento dos controles de fronteira da covid-19.
Fonte: U.S. News