Leucemia: pílula experimental eliminou câncer de 18 pacientes

Participantes em estado terminal de leucemia que não estavam respondendo a tratamento agora têm esperança para cura, graças a uma nova pílula chamada revumenib.

Esperança de cura para pacientes terminais de leucemia (ilustrativa/banco de imagens)

Uma pílula experimental ofereceu uma segunda chance de vida a 18 pacientes de leucemia participantes de um ensaio clínico.

Publicidade

Participantes em estado terminal de leucemia que não estavam respondendo a tratamento agora têm esperança para cura, graças a uma nova pílula experimental chamada revumenib.

Esse medicamento eliminou completamente o câncer em um terço dos participantes em um ensaio muito aguardado nos EUA.

Embora nem todos os pacientes tenham apresentado remissão completa, cientistas continuam esperançosos, visto que os resultados indicam que a pílula pode abrir caminho de cura para leucemia no futuro.

“Estamos incrivelmente esperançosos com os resultados de pacientes que receberam esse medicamento. Essa foi a última chance deles”, disse o coautor do estudo, o Dr. Ghayas Issa, médico especialista em leucemia no Centro do Câncer MD Anderson na Universidade do Texas.

“Eles progrediram em várias linhas de terapia e uma fração deles, cerca da metade, tiveram o desaparecimento de suas células de leucemia de suas medulas ósseas”, disse ele ao Euronews Next.

Como a pílula funciona?

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que ataca a medula óssea, onde células sanguíneas são produzidas, e causa a produção descontrolada de células defeituosas.

A revumenib é uma nova classe de terapia específica para leucemia aguda que inibe uma proteína específica chamada menin. O medicamento funciona ao reprogramar células de leucemia de volta a células normais.

Essa fórmula já salvou 18 vidas como parte do ensaio clínico, cujos resultados promissores foram publicados neste mês na revista Nature.

Forte impacto para efeitos colaterais limitados

De acordo com Issa, embora esse medicamento seja bastante seguro quando comparado a tratamentos padrão para leucemia, dois principais efeitos colaterais foram identificados.

O primeiro afeta o sistema elétrico do coração e pode ser detectado com um eletrocardiograma. Entretanto, reduzir a dosagem ou suspender o tratamento resolveu o problema em todos os casos, disse Issa.

O segundo efeito colateral é referido como síndrome de diferenciação, um grupo de reações potencialmente perigosas a tratamentos de câncer no sangue, mas ela pode ser gerenciada de forma eficaz se for reconhecida antes e medidas apropriadas forem tomadas para encerrá-la.

De acordo com Issa, todos os casos de síndrome de diferenciação nesse estudo foram gerenciados com sucesso sem quaisquer complicações para os pacientes.

Fonte: Euronews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quais países baniram o TikTok e por que?

Publicado em 22 de março de 2023, em Notícias do Mundo

Muitos países continuam cautelosos em relação à plataforma e suas relações com a China.

O TikTok é de propriedade da companhia chinesa Bytedance (banco de imagens)

O Reino Unido e a Nova Zelândia se tornaram as nações mais recentes a se juntar à crescente lista de países que emitiram ordens proibindo o uso do TikTok em dispositivos do governo, visto que preocupações crescem em relação à privacidade e segurança do app.

Publicidade

A União Europeia, EUA, Dinamarca, Bélgica e Canadá também estabeleceram recentemente ordens proibindo o uso do TikTok. Especialistas temem que informação delicada poderia ser exposta quando é feito o download do app, especialmente em dispositivos do governo.

A plataforma de compartilhamento de vídeos, que é de propriedade da companhia chinesa Bytedance, mantém há muito tempo que não compartilha dados de usuários com o governo chinês e que é operado de forma independente.

O TikTok contesta acusações de que ele coleta mais dados de usuários do que outras companhias de mídia social e chama as proibições de “desinformação básica”, dizendo que essas haviam sido decididas “sem deliberações ou evidência”.

Entretanto, muitos países continuam cautelosos em relação à plataforma e suas relações com a China.

Companhias de tecnologia do Ocidente, incluindo a Airbnb, Yahoo e Linkedln, também vêm deixando a China ou reduzindo operações no país devido à rigorosa lei de privacidade da nação, a qual especifica como as empresas podem coletar e armazenar dados.

Abaixo, os países e regiões que já implementaram proibições parciais ou totais sobre o app:

Reino Unido

Em 16 de março, Oliver Dowden, secretário de estado do Reino Unido no Escritório do Gabinete, anunciou em uma declaração à Câmara dos Comuns uma proibição imediata do app em dispositivos oficiais do governo.

Instituições da União Europeia

O Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu, os 3 principais órgãos da União Europeia, impuseram proibições sobre o TikTok em dispositivos de funcionários, citando preocupações com a cibersegurança.

Nova Zelândia

Ao contrário de outros países, a proibição não afetará todos os funcionários do governo e será aplicada apenas a cerca de 500 pessoas no complexo parlamentar.

Bélgica

Semanas atrás, a Bélgica anunciou que estava proibindo o TikTok de dispositivos de propriedade ou pagos pelo governo federal do país por preocupações com a cibersegurança, privacidade e desinformação por pelo menos 6 meses, disse o primeiro-ministro belga.

Dinamarca

Em 6 de março, o Ministério da Defesa da Dinamarca anunciou que “proibiria o uso do app em unidades oficiais” como medida de cibersegurança.

EUA

Também em março, agências governamentais dos EUA tiveram 30 dias para deletar o TikTok de dispositivos federais e sistemas por preocupações com dados de segurança. A proibição se aplica apenas a dispositivos do governo, embora alguns políticos dos EUA estejam defendendo uma proibição total.

Canadá

Após o anúncio dos EUA, o Canadá também informou que dispositivos estabelecidos pelo governo não devem usar o TikTok, dizendo que ele representa um risco “inaceitável” à privacidade e segurança.

Índia

Em 2020, a Índia impôs uma proibição contra o TikTok e dezenas de outros apps chineses, incluindo o WeChat, por preocupações com privacidade e segurança.

Taiwan

Em dezembro de 2022, Taiwan impôs uma proibição no setor público sobre o TikTok após o FBI ter alertado que o app representava um risco de segurança nacional.

Paquistão

Autoridades paquistanesas proibiram o TikTok temporariamente por pelo menos 4 vezes desde outubro de 2020, citando preocupações de que o app promove conteúdo imoral.

Afeganistão

A liderança do Talibã Afeganistão proibiu o TikTok e o game PUBG em 2022 para proteger jovens de “serem enganados”.

Fonte: Euronews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!