Quais países baniram o TikTok e por que?

Muitos países continuam cautelosos em relação à plataforma e suas relações com a China.

O TikTok é de propriedade da companhia chinesa Bytedance (banco de imagens)

O Reino Unido e a Nova Zelândia se tornaram as nações mais recentes a se juntar à crescente lista de países que emitiram ordens proibindo o uso do TikTok em dispositivos do governo, visto que preocupações crescem em relação à privacidade e segurança do app.

Publicidade

A União Europeia, EUA, Dinamarca, Bélgica e Canadá também estabeleceram recentemente ordens proibindo o uso do TikTok. Especialistas temem que informação delicada poderia ser exposta quando é feito o download do app, especialmente em dispositivos do governo.

A plataforma de compartilhamento de vídeos, que é de propriedade da companhia chinesa Bytedance, mantém há muito tempo que não compartilha dados de usuários com o governo chinês e que é operado de forma independente.

O TikTok contesta acusações de que ele coleta mais dados de usuários do que outras companhias de mídia social e chama as proibições de “desinformação básica”, dizendo que essas haviam sido decididas “sem deliberações ou evidência”.

Entretanto, muitos países continuam cautelosos em relação à plataforma e suas relações com a China.

Companhias de tecnologia do Ocidente, incluindo a Airbnb, Yahoo e Linkedln, também vêm deixando a China ou reduzindo operações no país devido à rigorosa lei de privacidade da nação, a qual especifica como as empresas podem coletar e armazenar dados.

Abaixo, os países e regiões que já implementaram proibições parciais ou totais sobre o app:

Reino Unido

Em 16 de março, Oliver Dowden, secretário de estado do Reino Unido no Escritório do Gabinete, anunciou em uma declaração à Câmara dos Comuns uma proibição imediata do app em dispositivos oficiais do governo.

Instituições da União Europeia

O Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu, os 3 principais órgãos da União Europeia, impuseram proibições sobre o TikTok em dispositivos de funcionários, citando preocupações com a cibersegurança.

Nova Zelândia

Ao contrário de outros países, a proibição não afetará todos os funcionários do governo e será aplicada apenas a cerca de 500 pessoas no complexo parlamentar.

Bélgica

Semanas atrás, a Bélgica anunciou que estava proibindo o TikTok de dispositivos de propriedade ou pagos pelo governo federal do país por preocupações com a cibersegurança, privacidade e desinformação por pelo menos 6 meses, disse o primeiro-ministro belga.

Dinamarca

Em 6 de março, o Ministério da Defesa da Dinamarca anunciou que “proibiria o uso do app em unidades oficiais” como medida de cibersegurança.

EUA

Também em março, agências governamentais dos EUA tiveram 30 dias para deletar o TikTok de dispositivos federais e sistemas por preocupações com dados de segurança. A proibição se aplica apenas a dispositivos do governo, embora alguns políticos dos EUA estejam defendendo uma proibição total.

Canadá

Após o anúncio dos EUA, o Canadá também informou que dispositivos estabelecidos pelo governo não devem usar o TikTok, dizendo que ele representa um risco “inaceitável” à privacidade e segurança.

Índia

Em 2020, a Índia impôs uma proibição contra o TikTok e dezenas de outros apps chineses, incluindo o WeChat, por preocupações com privacidade e segurança.

Taiwan

Em dezembro de 2022, Taiwan impôs uma proibição no setor público sobre o TikTok após o FBI ter alertado que o app representava um risco de segurança nacional.

Paquistão

Autoridades paquistanesas proibiram o TikTok temporariamente por pelo menos 4 vezes desde outubro de 2020, citando preocupações de que o app promove conteúdo imoral.

Afeganistão

A liderança do Talibã Afeganistão proibiu o TikTok e o game PUBG em 2022 para proteger jovens de “serem enganados”.

Fonte: Euronews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nova coleção Starbucks X Snoopy no Japão por tempo limitado

Publicado em 22 de março de 2023, em Lançamentos

Nova coleção de edição limitada nos faz lembrar do que se trata a felicidade.

Collab da Starbucks com Peanuts (banco de imagens)

Em setembro passado, a Starbucks causou um alvoroço quando estreou uma nova coleção de produtos em colaboração com a Peanuts, a icônica tirinha de Charles M. Schulz.

Publicidade

A colaboração teve tanto sucesso que a rede agora revelou uma segunda e, como a primeira, essa nova gama é baseada em torno do conceito da felicidade (happiness).

Coleção baseada no conceito do que é felicidade (Peanuts)

Enquanto essa coleção possa parecer consideravelmente menor do que a do ano passado, essa é apenas a primeira parcela na faixa Starbucks X Snoopy neste ano.

Todos os produtos começaram a ser vendidos online nesta quarta-feira (22), enquanto a segunda parcela de produtos que ainda será anunciada estará no caminho daqui uns dias, em 29 de março.

A nova coleção Starbucks X Peanuts (Peanuts)

Fonte: Sora News, Starbucks Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!