Às 16h de quarta-feira (22) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) fez uma explicação sobre a situação vulcânica do Monte Asama, localizado na província de Nagano, na divisa com Gunma.
O Monte Asama, de 2.568 metros de altura, poderá ter elevação do nível de alerta vulcânico em função das atividades. Segundo a AMJ foi constatada uma ligeira mudança de inclinação por volta de 15 deste mês, no lado oeste com uma expansão, e os terremotos vulcânicos começaram a ser observados desde terça-feira (21), com hipocentros na parte rasa do vulcão, abaixo do cume. Foram observados 39 terremotos na terça e 37 até as 15h de quarta-feira.
Desde agosto de 2021, está sendo mantido o nível de alerta 1 ao Monte Asama, pois é um vulcão ativo. Se a atividade vulcânica aumentar ainda mais existe a possibilidade de elevação do nível de alerta de erupção.
A AMJ recomendou à população local ficar atenta às informações e aos escaladores que sigam as instruções dos governos locais e não entrem em áreas perigosas.
Fontes: WeatherNews e NHK