A Rússia disse na quarta-feira (22) que uma divisão de seus sistemas de defesa de mísseis costeiros Bastion havia sido movimentada para Paramushir, uma das ilhas Curilas no norte do Pacífico, algumas das quais o Japão reivindica como seu território.
A ação faz parte de um fortalecimento mais amplo de defesas russas em sua vasta região no leste, disse o ministro da Defesa Sergei Shoigu, parcialmente em resposta ao que ele chamou de esforços dos EUA de “conter” a Rússia e a China.
“Para conter a Rússia e a China, os EUA estão aumentando significantemente sua presença militar na região Ásia-Pacifico, fortalecendo suas ligações políticas e militares com seus aliados, continuando a criar uma nova arquitetura de segurança americana nessa região”, disse Shoigu em um vídeo de seu discurso publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Shoigu disse que o sistema Bastion aumentaria a segurança russa em torno da cadeia de ilhas Curilas.
O Japão, um aliado próximo dos EUA, reivindica as 4 ilhas Curilas no sul, as quais foram dominadas por forças soviéticas no fim da 2ª Guerra Mundial. O Japão não reivindica Paramushir, uma das ilhas Curilas no norte.
A situação tem impedido que Moscou e Tóquio assinem um acordo de paz formalmente para acabar com as hostilidades.
Fonte: Japan Today