As cerejeiras floridas, vistas de dentro do carro, encantam, pois se pode sentir passando por um túnel cor de rosa.
Um desses locais é a famosa maior fileira de sakura do mundo, com 6,5 mil pés de cerejeira plantadas ao longo de 11 anos por um grupo de residentes do distrito de Iwaki, na cidade de Hirosaki (Aomori), em um percurso de 20 quilômetros.
Essa paisagem é incrível, pois há trechos em que se tem como pano de fundo o famoso Tsugaru Fuji, assim conhecido o Monte Iwaki.
Na mesma cidade tem o Parque Hirosaki, com as ruínas do castelo homônimo, um dos pontos icônicos do país para apreciar a sakura. Nesse local as cerejeiras da variedade Someiyoshino costumam desabrochar no finzinho da primeira quinzena de abril. Portanto, essa fileira, a maior do mundo, de uma outra variedade deverá desabrochar uma semana depois.
Assim, fica fácil programar esse passeio incrível!
Em Gifu são 31 quilômetros de sakura
A cidade de Kakamigahara (Gifu) é também conhecida como Sakura Kairo Toshi (桜回廊都市), o que significa Cidade do Corredor de Sakura.
Nessa cidade também foi graças ao esforço coletivo dos residentes locais, iniciado em 2003, que a margem do Rio Shinsakai (新境川), tem uma fileira de 13 quilômetros de cerejeiras. Foi escolhida como um dos 100 melhores locais para apreciação da sakura no Japão.
Mas os residentes locais não pararam por aí. Também plantaram cerejeiras ao longo da margem do Rio Daianji (大安寺川) e em outros pontos, formando um longo percurso de 31 quilômetros de sakura.
Esse é um local imperdível para dar uma volta de carro e apreciar a beleza das cerejeiras imaginando quanta dedicação foi necessária para essa obra.
A prefeitura de Kakamigahara disponibiliza um mapa em PDF (toque aqui), o qual mostra a rota. O passeio pode começar pelo Miyama Park (toque aqui) e seguir o mapa da prefeitura.
Na província de Gifu tem um outro local, de 7 quilômetros de extensão para fazer hanami de carro.
E na província de Mie tem uma rodovia com 4 quilômetros em Kuwana.
Assista ao vídeo recente, de um trecho desse corredor, gravado pelo Gifu Shimbun.
Ótimo passeio!
Fontes: WeatherNews e Prefeituras