O governo do Japão só reconhece o pagamento do salário dos funcionários pelas empresas, em dinheiro em espécie ou efetuado através de depósito bancário. Mas, a partir de abril isso mudará.
Na segunda-feira (27) a PayPay, app e a maior empresa de pagamentos eletrônicos do país, da SoftBank e Yahoo Japan, informou sobre sua entrada no que o país chama de salário digital. Ou seja, o salário poderá ser depositado diretamente na conta do PayPay do funcionário.
O governo deverá suspender a proibição de pagamento salarial através dos apps em abril, com a revisão da Lei de Normas Trabalhistas, quando a empresa PayPay deverá fazer a solicitação dessa normatização ao Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
À medida que a tendência cashless (não usar mais as cédulas), o objetivo é aumentar o leque da usabilidade dos apps de pagamento.
O governo pretende aumentar o leque, permitindo os pagamentos salariais cashless como parte de sua estratégia de crescimento, por isso irá suspender a proibição do salário digital. O Japão é um dos países desenvolvidos mais atrasados em relação a isso comparando com os demais.
Depois do anúncio da empresa PayPay é possível que a Rakuten Pay e outras façam o mesmo.
Para que uma empresa o introduza é necessário concluir um contrato de gestão de trabalho com os funcionários e obter o consentimento individual.
Fontes: JNN e IT Media