Pesquisadores têm acesso ao primeiro computador quântico desenvolvido no Japão

Um computador quântico é considerado um de próxima geração devido as seu poder computacional esmagadoramente rápido.

Corridas para desenvolver computadores quânticos estão a todo vapor (NHK)

Um grupo de pesquisadores da Riken e outros órgãos desenvolveram o primeiro computador quântico no Japão e concederam acesso completo a usuários de fora.

Publicidade

Um computador quântico é considerado um de próxima geração devido as seu poder computacional esmagadoramente rápido.

As quantas são partículas extremamente pequenas como fótons e elétrons. Aplicar o fenômeno físico no mundo quântico a um computador aumenta exponencialmente sua velocidade computacional.

Pesquisadores em universidades e companhias assinaram um acordo de estudo conjunto que inicialmente concederá acesso ao computador quântico desenvolvido domesticamente.

O grupo de pesquisa espera que seu feedback ajude a melhorar a tecnologia e acelere o desenvolvimento de programas de software relacionados.

Yasunobu Nakamura, diretor do Centro para Computação Quântica da Riken, diz que o desenvolvimento de um computador quântico de larga escala ainda é uma meta desafiadora em qualquer lugar no mundo.

Ele comparou o desenvolvimento de tal tecnologia a uma corrida de maratona e disse que acredita que o Japão tem uma grande oportunidade de contribuir.

No Japão, um computador quântico desenvolvido pela gigante da tecnologia IBM foi introduzido na cidade de Kawasaki (Kanagawa) em 2021.

Um outro desenvolvido por uma startup britânica deve entrar em operação na segunda metade deste ano.

Corridas para desenvolver computadores quânticos estão a todo vapor, principalmente entre os EUA, nações europeias e China.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

PayPay é a primeira candidata ao ‘salário digital’

Publicado em 28 de março de 2023, em Política

O governo suspenderá a proibição de pagamento dos salários através de outros meios que não sejam o depósito em conta ou em espécie.

Imagens ilustrativas do app PayPay (PM)

O governo do Japão só reconhece o pagamento do salário dos funcionários pelas empresas, em dinheiro em espécie ou efetuado através de depósito bancário. Mas, a partir de abril isso mudará.

Publicidade

Na segunda-feira (27) a PayPay, app e a maior empresa de pagamentos eletrônicos do país, da SoftBank e Yahoo Japan, informou sobre sua entrada no que o país chama de salário digital. Ou seja, o salário poderá ser depositado diretamente na conta do PayPay do funcionário. 

O governo deverá suspender a proibição de pagamento salarial através dos apps em abril, com a revisão da Lei de Normas Trabalhistas, quando a empresa PayPay deverá fazer a solicitação dessa normatização ao Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

À medida que a tendência cashless (não usar mais as cédulas), o objetivo é aumentar o leque da usabilidade dos apps de pagamento

O governo pretende aumentar o leque, permitindo os pagamentos salariais cashless como parte de sua estratégia de crescimento, por isso irá suspender a proibição do salário digital. O Japão é um dos países desenvolvidos mais atrasados em relação a isso comparando com os demais.

Depois do anúncio da empresa PayPay é possível que a Rakuten Pay e outras façam o mesmo.

Para que uma empresa o introduza é necessário concluir um contrato de gestão de trabalho com os funcionários e obter o consentimento individual.

Fontes: JNN e IT Media

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!