O ministro de Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, prometeu ao seu homólogo ucraniano suporte continuado para a Ucrânia face à agressão russa.
Hayashi e o ministro de Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, se encontraram na Bélgica na terça-feira (4). Ele disse que as nações do G7 vêm impondo sanções rigorosas contra a Rússia e apoiando vigorosamente a Ucrânia.
Hayashi enfatizou que a visita à Ucrânia pelo primeiro-ministro Fumio Kishida no mês passado mostrou a determinação do bloco para manter a ordem internacional baseado no Estado de direito.
O ministro japonês também prometeu proceder estavelmente com a entrega de assistência no valor de US$7,6 bilhões que o país prometeu. Isso inclui dinheiro para ajudar a Ucrânia a adquirir equipamento não letal através dos fundos de confiança da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Kuleba agradeceu ao Japão pela assistência e concordou com ele em continuar a aprofundar a cooperação bilateral.
Antes das conversas com Kuleba, Hayashi se encontrou com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na sede da aliança em Bruxelas. Eles concordaram sobre a necessidade de países aliados se unirem na imposição de sanções contra a Rússia e suporte para a Ucrânia.
Fonte: NHK