Na quarta-feira (5) os especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) estiveram em reunião para discutir as medidas contra a epidemia do coronavírus, com números diários em queda, mas com tendência de aumento.
Embora o número dos novos casos de infecção continue a ser inferior em comparação ao mesmo período do ano passado, considera-se que a população deva ficar atenta ao aumento, já observado nas grandes cidades e em algumas províncias, especialmente entre os adultos jovens, na faixa dos 20 anos.
Uso da IA nas estimativas de novos casos de infecção
Com a aproximação do feriado de Golden Week, no final de abril até o começo de maio, é possível que o número de novos casos diários da covid aumente, dependendo de um fator.
Usando a inteligência artificial (IA) o grupo do professor Akimasa Hirata, do Instituto de Tecnologia de Nagoia, fez uma simulação considerando que não tenha um vírus altamente contagioso em três situações distintas, em Tóquio.
- Se 80% das pessoas não usarem máscara, no pico da infecção poderá chegar a 8,3 mil testados positivo para o coronavírus
- Se 50% usarem máscara, esse número cai para 4,6 mil testados positivo
- Se o uso da máscara continuasse obrigatório, cairia para 2,6 mil testados positivo
18 províncias já com aumento
Passado o pico pós-feriado o número de infectados diminuirá gradativamente, mas estima-se que após o feriado de verão chamado de Obon yasumi, volte a aumentar, mas em escala inferior a maio.
“O uso de máscara pode ser recomendado em locais fechados ou com ventilação difícil. Se forem tomadas medidas preventivas, os números poderão ser menores”, disse o professor Hirata.
Segundo o MHLW, as províncias que tiveram aumento de mais de 105% em relação à semana anterior são: Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Fukui, Akita, Hokkaido e outras, no total de 18 das 47.
O que fazer para evitar o contágio
Vale lembrar que a partir de maio a covid será rebaixada para a Categoria 5 da Lei de Doenças Infecciosas, equivalente à gripe sazonal, por isso, o controle da infecção será confiado ao julgamento individual. Por isso, é importante continuar com as medidas voluntárias para prevenir a infecção, especialmente nos lares onde há idosos ou alguém da família com comorbidades.
Como o efeito de imunização das vacinas vem caindo e com o aumento das variantes como a XBB.1.5 da ômicron que vem aumentando, as recomendações das medidas do grupo de especialistas são:
- Para quem tem os sintomas deve procurar um médico, se testar positivo fazer repouso e usar máscara
- Embora o uso da máscara seja uma decisão pessoal, em locais sem ventilação adequada pode ajudar na prevenção
- Evitar aglomerações e ventilar bem a casa
- Lavar bem as mãos
- Alimentar-se bem, dormir bem e fazer exercício físico
Fonte: NHK