Empresas no Japão expandem lojas duty-free visando retorno de turistas chineses

Lojas de departamento japonesas têm altas expectativas de gastos por um influxo em potencial de turistas chineses após a suspensão da exigência de teste de Covid.

A grande loja duty-free Laox na imagem acima tem várias filiais no Japão (banco de imagens)

Varejistas no Japão estão se preparando para um retorno completo de turistas chineses, aumentando locais duty-free* e contratando funcionários multilíngues, visto que o país começou a relaxar as medidas de fronteira para pessoas que vêm da China em 5 de abril.

Publicidade

A Yamada Holdings, a maior varejista em volume de eletrônicos e eletrodomésticos do Japão, aumentará seus locais duty-free em 50% enquanto a grande rede de farmácias MatsukiyoCocokara aumentou o número de tais lojas em 20%.

Visitantes que vêm da China precisavam apresentar resultados negativos de testes de Covid feitos dentro de 72 horas do embarque, mas essa exigência se encerrou na quarta-feira para aqueles que receberam pelo menos 3 doses de vacina. O Japão planeja suspender tais medidas de fronteira inteiramente em 8 de maio.

A Agência de Turismo do Japão divulga que compras contaram por mais de 30% dos gastos de turistas estrangeiros em 2019, com os chineses desembolsando grandes quantias.

A operadora de loja de departamento Daimaru Matsuzakaya reabriu uma seção de cosméticos em sua loja Daimaru Shinsaibashi em Osaka no sábado (1º). O balcão duty-free da seção terá pessoal proficiente em várias línguas.

O Japão recebeu 1,47 milhão de turistas em fevereiro, recuperando-se para cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, segundo a Organização de Turismo do Japão. Se esse número alcançar 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas mensalmente ao longo de 2023, o número de visitantes no ano poderia passar de 20 milhões.

Contudo, a rápida recuperação da demanda por viagens está exacerbando a escassez de mão de obra do Japão. Uma pesquisa realizada em janeiro pelo Teikoku Databank revelou que cerca de 80% dos hotéis e pousadas japoneses enfrentam falta de trabalhadores não regulares, com cerca de 50% das varejistas reportando o mesmo.

*Duty-free shops ou free shops são lojas onde produtos são vendidos sem a aplicação de certos encargos locais ou nacionais, geralmente sob a condição de que os itens serão vendidos para um viajante que os levará para fora do país.
Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estimativa de aumento da infecção pelo coronavírus no feriado de Golden Week

Publicado em 6 de abril de 2023, em Sociedade

Com o retorno dos eventos e com a previsão de grande movimentação das pessoas no feriado prolongado, os especialistas estimam um pico elevado de novos casos.

Imagem ilustrativa: Public Domain Pictures

Na quarta-feira (5) os especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) estiveram em reunião para discutir as medidas contra a epidemia do coronavírus, com números diários em queda, mas com tendência de aumento.

Publicidade

Embora o número dos novos casos de infecção continue a ser inferior em comparação ao mesmo período do ano passado, considera-se que a população deva ficar atenta ao aumento, já observado nas grandes cidades e em algumas províncias, especialmente entre os adultos jovens, na faixa dos 20 anos.

Uso da IA nas estimativas de novos casos de infecção

Com a aproximação do feriado de Golden Week, no final de abril até o começo de maio, é possível que o número de novos casos diários da covid aumente, dependendo de um fator. 

Usando a inteligência artificial (IA) o grupo do professor Akimasa Hirata, do Instituto de Tecnologia de Nagoia, fez uma simulação considerando que não tenha um vírus altamente contagioso em três situações distintas, em Tóquio.

  1. Se 80% das pessoas não usarem máscara, no pico da infecção poderá chegar a 8,3 mil testados positivo para o coronavírus
  2. Se 50% usarem máscara, esse número cai para 4,6 mil testados positivo
  3. Se o uso da máscara continuasse obrigatório, cairia para 2,6 mil testados positivo

18 províncias já com aumento

Passado o pico pós-feriado o número de infectados diminuirá gradativamente, mas estima-se que após o feriado de verão chamado de Obon yasumi, volte a aumentar, mas em escala inferior a maio.   

“O uso de máscara pode ser recomendado em locais fechados ou com ventilação difícil. Se forem tomadas medidas preventivas, os números poderão ser menores”, disse o professor Hirata.  

Segundo o MHLW, as províncias que tiveram aumento de mais de 105% em relação à semana anterior são: Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Fukui, Akita, Hokkaido e outras, no total de 18 das 47.

O que fazer para evitar o contágio

Vale lembrar que a partir de maio a covid será rebaixada para a Categoria 5 da Lei de Doenças Infecciosas, equivalente à gripe sazonal, por isso, o controle da infecção será confiado ao julgamento individual. Por isso, é importante continuar com as medidas voluntárias para prevenir a infecção, especialmente nos lares onde há idosos ou alguém da família com comorbidades.

Como o efeito de imunização das vacinas vem caindo e com o aumento das variantes como a XBB.1.5 da ômicron que vem aumentando, as recomendações das medidas do grupo de especialistas são:

  1. Para quem tem os sintomas deve procurar um médico, se testar positivo fazer repouso e usar máscara
  2. Embora o uso da máscara seja uma decisão pessoal, em locais sem ventilação adequada pode ajudar na prevenção
  3. Evitar aglomerações e ventilar bem a casa 
  4. Lavar bem as mãos
  5. Alimentar-se bem, dormir bem e fazer exercício físico 
Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!