Caminhada é saudável sim, segundo última pesquisa, e nem precisa ser diariamente

A caminhada reduz o risco da mortalidade, por isso, é importante para a saúde. Agora, descobriu-se que nem precisa ser todos os dias!

Foto ilustrativa de mulher fazendo caminhada (Zen Chung/Pexels)

Em relação à meta de caminhada de 8 mil passos por dia, considerada boa para manter a saúde, o grupo de pesquisa da Universidade de Quioto descobriu que caminhar de 1 a 2 dias por semana tem o mesmo efeito na redução do risco de morte como aqueles que caminham 4 ou mais dias da semana.

Publicidade

Mesmo para quem tem dificuldade da caminhada todos os dias devido ao horário de trabalho ou à condição física, a chave para a saúde é adquirir o hábito de caminhar algumas vezes por semana. Os resultados dessa pesquisa foram publicados na edição eletrônica da revista International Information Institute, na quarta-feira (29).

Estudos anteriores haviam descoberto que as pessoas que caminhavam mais de 8 mil passos por dia, em média, apresentavam taxas de mortalidade mais baixas, mas o impacto da caminhada apenas alguns dias por semana não estava claro.

O grupo de pesquisa liderado pelo professor assistente Kosuke Inoue (epidemiologia social) da Faculdade de Medicina da Universidade de Quioto usou dados de pesquisa dos Estados Unidos, que tem números objetivos sobre o número de passos dados e a taxa de mortalidade após 10 anos.

Como resultado, a taxa de mortalidade no grupo 1 a 2 vezes por semana diminuiu 14,9% em comparação com o grupo 0 dia por semana. O grupo que caminhou três ou mais vezes teve uma redução de 16,5%, por isso, o grupo de pesquisa apontou: “Se caminhar uma ou duas vezes por semana, poderá ver uma redução no risco de mortalidade que não é significativamente diferente da de pessoas que caminham todos os dias”. As taxas de mortalidade por doenças do coração e dos vasos sanguíneos também diminuem, e as mesmas tendências foram observadas em todas as faixas etárias e em ambos os sexos.

O professor assistente Inoue disse: “Mesmo que seja difícil fazer a caminhada todos os dias, existe a possibilidade de obter benefícios para a saúde caminhando alguns dias por semana“. Por isso, o professor e pesquisador recomenda o uso de aplicativos para contagem dos passos ou usar o relógio inteligente que tenha essa função para se motivar e criar o hábito de caminhar.

Sugestões de 4 apps de contagem dos passos na caminhada (PM)

Fontes: Sankei e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Enfermeira morre após tentar realizar lipoaspiração nela mesma em clínica onde trabalhava

Publicado em 30 de março de 2023, em Notícias do Mundo

A mulher teria realizado a tentativa de lipoaspiração quando o dono da clínica no México não estava presente.

Ilustrativa (banco de imagens)

Uma enfermeira de 30 anos que teria realizado uma lipoaspiração nela mesma em uma clínica no México morreu em decorrência do procedimento estético fatal.

Publicidade

A mulher, identificada apenas por Carina, foi encontrada inconsciente no escritório do médico após ter tentado fazer lipoaspiração em sua barriga, um processo que remove excesso de gordura.

Carina teria aplicado anestesia nela mesma, apesar de não ter qualquer treinamento em administrar o medicamento.

Ela foi encontrada inconsciente no escritório do médico e morreu de parada cardiorrespiratória, a perda repentina da respiração e funções cardíacas.

Uma colega de trabalho alertou os paramédicos, que tentaram reanimar Carina, entretanto, ela morreu quando eles chegaram ao local, a Clinica Amper, na região centro-sul do México.

Carina teria realizado a tentativa de lipoaspiração quando o dono da clínica, o Dr. Rolando Samper Mendonza, não estava presente e “sem minha autorização ou permissão”, disse ele ao Jam Press.

“O resultado dessa ação incompreensível foi que ela morreu pela massiva absorção de anestésico que ela administrou nela mesma”.

Tipicamente, problemas médicos em decorrência de lipoaspiração são mínimos, com a taxa de complicações a apenas 5%, de acordo com um estudo de 2017 publicado na National Library Medicine.

Mesmo assim, mortes causadas por lipo são 1 em 5 mil cirurgias. Coágulos sanguíneos nos pulmões são a maior complicação comum, levando a 23% dos óbitos, de acordo com o mesmo estudo.

Fonte: NYP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!