Dalai Lama pediu desculpas após ter enfrentado alegações de comportamento inapropriado por beijar um menino nos lábios e pedir a ele que “chupasse sua língua” em um evento público na Índia.
A interação, que ocorreu no fim de fevereiro no templo de Dalai Lama em Dharamshala, foi acompanhada por cerca de 100 jovens estudantes que haviam acabado de seu formar da Fundação Indiana M3M.
O Dalai Lama, Tenzin Gyatso, é a figura mais sagrada no Budismo Tibetano e vive em exílio na Índia desde 1959, quando o Tibet foi anexado pela China.
Em um vídeo que viralizou, um dos estudantes se aproximou de um microfone no evento e perguntou ao Dalai Lama: “Posso te abraçar?”.
O Dalai Lama, de 87 anos, disse ao menino para subir na plataforma onde ele estava sentado. Ao direcionar para sua bochecha, pode-se ouvir ele dizendo “primeiro aqui”, e aí o menino o beijou e o abraçou.
O líder espiritual segurou o menino, dizendo “acho que aqui também” e então beijou sua boca. “E chupe minha língua”, disse então o Dalai Lama.
The Dalai Lama asked a little boy to suck his tongue and not one mainstream news outlet is asking what the heck is going on here. This is pedophilic, abusive and totally sick. pic.twitter.com/n16lDgONhg
— Robby Starbuck (@robbystarbuck) April 10, 2023
Como o vídeo se espalhou pela internet, ele foi condenado por muitos, que o chamaram de “inapropriado”, “escandaloso” e “revoltante”. A controvérsia levou a um pedido de desculpas do escritório do Dalai Lama, o qual disse que o comportamento dele havia sido “inocente e brincalhão”.
“Sua santidade deseja pedir desculpas ao menino e sua família, assim como seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado.
— Dalai Lama (@DalaiLama) April 10, 2023
Dalai Lama enfrentou controvérsias anteriores.
Em 2019, ele causou indignação após sugerir que se o Dalai Lama retornasse como mulher, “ela deveria ser mais atraente”, o que depois seu escritório se desculpou.
Fonte: CNN