
Escolhas alimentares podem ajudar em casos de obesidade infantil. (ilustrativa)
A obesidade infantil é um problema crescente em todo o mundo e pode levar a diversos problemas de saúde. É importante abordar essa questão com mudanças alimentares saudáveis e efetivas e que fale a mesma linguagem que a criança para ajudá-las a controlar o ganho de peso e manter um estilo de vida saudável.
Algumas dicas que prescrevo em meus atendimentos voltados à nutrição infantil podem ajudar.
- Incentivar o consumo de alimentos saudáveis
Inclua uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos nas refeições, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. É nosso dever como adultos trazer para a rotina familiar os alimentos adequados.
Artigos relacionados
- Evitar alimentos processados e ricos em açúcar
Limite ou evite alimentos processados e ricos em açúcar, como refrigerantes, doces, biscoitos, bolos e fast foods. Esses alimentos são ricos em calorias vazias e podem contribuir para o ganho de peso.
- Reduzir o tamanho das porções
A quantidade de alimentos que a criança consome é importante. Tente reduzir o tamanho das porções para ajudar a controlar a ingestão calórica.
- Limitar o consumo de sucos e refrigerantes
O consumo excessivo de sucos e refrigerantes pode contribuir para o ganho de peso. Tente substituir essas bebidas por água ou sucos naturais.
- Envolver a criança na preparação das refeições
Envolver a criança na preparação das refeições pode ser uma maneira divertida e interativa de ensiná-la sobre alimentação saudável e incentivar o consumo de alimentos nutritivos.
- Estabelecer horários regulares para as refeições
Estabelecer horários regulares para as refeições pode ajudar a evitar o consumo excessivo de alimentos calóricos e a manter o metabolismo da criança funcionando de forma eficiente.
- Dormir cedo
Quando a criança possui qualidade do sono, a fome e a saciedade é melhor controlada.
É importante lembrar que a obesidade infantil não pode ser tratada apenas com mudanças na alimentação. A atividade física regular e a limitação do tempo sedentário também são essenciais para um estilo de vida saudável.
Consultar um nutricionista ajuda a criar um plano alimentar personalizado e adequado às necessidades e objetivos da criança.
Confira também as dicas de como encontrar alimentos saudáveis no Japão e sobre alimentação ideal para trabalhadores do período noturno.
Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.








