A Yamato Unyu anunciou que mudará parcialmente o sistema de entrega rápida de encomendas em algumas regiões, passando de “após as 14h do dia seguinte” para “depois de amanhã” ou a partir da manhã de 2 dias depois.
As áreas alvo dessa mudança são Kanto, mais as províncias de Yamanashi e Niigata; 8 províncias das regiões Shikoku e Chugoku, excluindo Yamaguchi; e Kansai, exceto Wakayama.
Essa mudança no sistema de entregas do serviço chamado takkyubin (exclusiva da Yamato), inicia em 1.º de junho. Já há casos de atraso nas entregas devido a 2 fatores: escassez de motoristas de caminhão e construção de vias públicas em vários locais. A falta de caminhoneiros é chamada de “problema 2024” pelo segmento de logística.
Nesse segmento, as longas jornadas de trabalho para caminhoneiros serão regulamentadas a partir de abril de 2024. Junto com isso, irá piorar a escassez de motoristas para manter o atual volume de transporte, por isso a nomenclatura “problema 2024”.
Também há movimentos de empresas como Lawson, reduzindo a frequência de entrega dos obentôs embalados. Os clientes que fazem compras na Amazon também poderão ser afetados.
Fontes: JNN e Asahi