A China planeja conduzir pelo menos 5 exercícios militares em várias áreas que incluem águas ao largo de sua costa e no Mar do Sul da China, em meio a tensões latentes com Taiwan e os EUA.
Um dos exercícios anunciados será realizado por 3 dias em águas ao largo da cidade portuária de Qingdao, lar para uma grande base naval do Exército de Libertação Popular, de acordo com uma declaração da Administração de Segurança Marítima da China na quinta-feira (20).
“Grandes atividades militares” não especificadas foram conduzidas na mesma área das 9h ao meio-dia de terça-feira. A China aumentou suas atividade militares e aeroespaciais ao largo de sua costa nos últimos dias em meio às tensões.
Tensões sobre Taiwan, ilha governada democraticamente, que Pequim considera ser parte da China, estão especialmente tensas após a presidente Tsai Ing-wen ter se encontrado com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy na Califórnia em abril, levando as forças chinesas a conduzirem exercícios na área.
Pequim restringiu voos e navegação em torno de Taiwan em agosto quando ela realizou exercícios militares para protestar contra uma visita feita então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.
Fonte: Straits Times