Este ano, os navios de cruzeiro internacional voltaram ao Japão. O Diamond Princess voltou após 3 anos, e foi seguido por outros como o Silver Whisper. Neste ano fiscal, 47 navios estão programados para entrar nos portos japoneses, o que deve ser o maior volume de todos os tempos.
Os balcões duty-free dos grandes varejistas em Tóquio estão lotados de visitantes estrangeiros. Desde a semana passada, as empresas dobraram o número de balcões duty-free para não perder clientes. Mas ainda há um grande problema que é a barreira do idioma.
Nos últimos anos, foram lançados diversos aplicativos de tradução, mas eles ainda não podem competir com a tradução feita por uma pessoa. Por este motivo, muitas lojas estão focadas em aumentar o número de funcionários que falam inglês, coreano, chinês, e outras línguas.
Funcionários que falam línguas estrangeiras são indispensáveis para receber clientes de forma receptiva. Acredita-se que já se tornou uma “corrida de recursos humanos”.
No entanto, não é tão fácil reunir funcionários com estas qualificações no momento.
Yusuke Tanabe, gerente de vendas da Field Serve Japan, informou que muitos atendentes voltaram para seus países ou deixaram o setor de varejo devido à pandemia, e essas pessoas não retornarão.
Ele também disse que a empresa planeja acelerar o processo de contratação, e que mais empresas estão se movendo para garantir recursos humanos recentemente.
Fonte: ANN