Um forte terremoto de magnitude estimada em 6,3 graus na escala Richter abalou a província de Ishikawa e áreas ao redor na tarde desta sexta-feira (5), deixando pelo menos 3 pessoas feridas, incluindo uma em estado de parada cardiorrespiratória.
O terremoto, que ocorreu por volta das 14h42 a uma profundidade de 12Km na região Noto de Ishikawa, mediu 6+, o segundo nível mais alto na escala de intensidade sísmica japonesa, na cidade de Suzu, e 5+, o quarto nível mais alto, em Noto, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão.
O governo estabeleceu uma força-tarefa no centro de gestão de crise do escritório do primeiro-ministro logo após o tremor.
De acordo com autoridades do corpo de bombeiros local, em Suzu, um homem sofreu parada cardiorrespiratória após cair de uma escada, enquanto outros dois caíram e ficaram feridos.
Além disso, três construções desabaram e uma operação de resgate está em curso para encontrar duas pessoas que estão soterradas.
O departamento da polícia provincial de Ishikawa disse que recebeu um relato sobre uma pessoa que ficou presa entre móveis.
Atualização à 19h12
O homem em Suzu que caiu da escada e sofreu parada cardiorrespiratória teve a morte confirmada.
A AMJ alerta que pode haver outro forte terremoto nos próximos dias.
Fonte: Nippon