Que o Japão é um país sujeito a fortes terremotos é de conhecimento de toda a população, mas em uma semana foram registrados 8 com intensidade sísmica 4 ou mais.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o terremoto de magnitude 5,2 com intensidades sísmicas de até 5 forte, em Chiba, na quinta-feira (10), foi na zona de subducção da placa terrestre do país.
Em uma semana ocorreram 98 terremotos, incluindo os de intensidade 1, sendo que a soma dos de intensidade 4 ou mais é de 8.
As províncias de Ishikawa e Chiba estão sujeitas às réplicas, por isso, todo cuidado é pouco. Em meio a esta situação, a AMJ ou o governo podem emitir alerta antecipado de terremotos de forte intensidade a qualquer momento.
O que fazer na ocorrência de um terremoto
Sem entrar em pânico quando um alerta antecipado de terremoto for anunciado, é necessário tomar medidas apropriadas.
① Em casa, no trabalho ou na escola, proteja a cabeça em um local seguro, como sob uma mesa resistente. Não saia correndo nem tente apagar o fogo. Também é importante abrir a porta e garantir uma rota de evacuação.
② Pare o elevador no andar mais próximo e desça imediatamente.
③ Cuidado com as paredes de blocos em colapso na cidade. Além disso, tenha cuidado com as placas que caem e os vidros quebrados. Se você estiver perto de um prédio robusto, refugie-se dentro dele.
④ Não se apresse em desacelerar enquanto dirige. Não freie repentinamente, diminua a velocidade lentamente. Ligue o pisca-pisca do carro para avisar os demais ao seu redor. Se sentir um forte tremor, pare no lado esquerdo da rodovia.
⑤ Tenha cuidado com a queda de rochas e deslizamentos perto das montanhas e dos penhascos.
Além disso, tenha em mãos a mochila de emergência, a qual será de grande ajuda caso precise sair de casa para um abrigo designado pela prefeitura. Confira se está atualizada.
Fontes: Tenki e NHK