A Organização Mundial da Saúde anunciou no dia 11 que a “MPOX” ou varíola dos macacos, que se espalhou principalmente nos Estados Unidos e na Europa, não será mais classificada como emergência de saúde pública internacional.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa em Genebra na quinta-feira (11).
A varíola dos macacos teve casos sucessivos relatados desde maio do ano passado, e desde então foi declarada a emergência internacional.
De acordo com o resumo da OMS, mais de 87.000 pessoas infectadas foram confirmadas em 111 países e regiões até agora, e o número de mortes chegou a 140.
Em seu pico em meados de agosto do ano passado, mais de 7.500 novas infecções foram relatadas em uma semana, mas nos últimos meses o número de novas infecções caiu para pouco mais de 100 por semana.
Segundo a OMS, “Não é o fim, tal como o coronavírus”, e apelou aos países para que não reduzam o sistema de inspeção e tomem medidas de longo prazo em conjunto com outras doenças infecciosas.
Por outro lado, no Japão, o número de pessoas infectadas confirmadas este ano está aumentando, e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar pede que “pessoas com sintomas como erupções cutâneas com suspeita de infecção devem consultar uma instituição médica .”
Fonte: NHK