Desde o início deste mês, ocorreram 11 terremotos com intensidade sísmica igual ou superior a 4, enquanto a soma dos de intensidade 3 é de 29.
Segundo um porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), “se ocorrer um terremoto de escala mais forte, existe risco de danos a serem causados pelo tsunami”, disse na terça-feira (16).
Desde domingo (14), mais de 10 terremotos com intensidade sísmica de 1 ou superior ocorreram perto das Ilhas Izu e Hachijojima. A AMJ pede cautela ao povo.
Junzo Kasahara, professor emérito da Universidade de Tóquio disse que “os terremotos estão ocorrendo em locais pontuais. Mas acho que o fato de todos eles se tornarem ativos ao mesmo tempo podem estar relacionados entre si”.
Por isso, não descarta a “possibilidade um terremoto de maior escala”, em algum lugar do país, podendo ser o de Tóquio, o de Nankai, Tonankai ou outro inesperado.
Artigos de prevenção de desastres
Depois da ocorrência do terremoto de intensidade 5 forte em Chiba, a gerente de um home center da província disse que logo após o tremor a procura pelos artigos de prevenção aumentou. Tanto que a loja criou um corner só para isso.
Segundo ela, os produtos que tiveram grande aumento de vendas são as fontes de alimentação de energia portáteis, de tamanho compacto, que ajudarão no caso de um desastre para carregar o smartphone, luminárias e outros.
Além disso, os clientes levam caixa fechada de água mineral, alimentos específicos no momento da emergência e lâmpada LED que acende na água, como se fosse uma vela.
No caso de um forte terremoto a recomendação é ter em mãos o kit de emergência para poder buscar abrigo imediatamente.
Fonte: ANN