Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Centenas de pessoas podem ter morrido durante passagem do ciclone Mocha em Myanmar

| Ásia

O estado carente de Rakhine sofreu as maiores consequências com a passagem do ciclone Mocha, durante a qual ventos de até 210Km/h arrancaram telhados de casas.

Unigran Japan 2026
ciclone mocha 17 mai 2023

O ciclone Mocha no pico da intensidade se aproximando de Myanmar em 14 de maio de 2023 (Wikimedia Commons/AWS S3 Explorer)

Teme-se que centenas de pessoas, incluindo muçulmanos rohingya, morreram após um ciclone ter atingido Myanmar no último fim de semana, disseram residentes e grupos de ajuda na terça-feira (16), com operações de resgate suspensas devido aos danos à infraestrutura.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O estado carente de Rakhine sofreu as maiores consequências com a passagem do ciclone Mocha, durante a qual ventos de até 210Km/h arrancaram telhados de casas e causaram uma maré de tempestade que inundou a capital Sittwe.

A região tem uma grande população de muçulmanos rohingya, uma minoria perseguida que sucessivos governos de Myanmar se recusaram a reconhecer. Mais de 1 milhão vive em acampamentos dispersos na vizinha Bangladesh, tendo fugido de repressões nos últimos anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Myanmar tem sido acometida por caos político e econômico desde que os militares tomaram o poder no ano de 2021. Desde então, combates assolaram o país entre os militares e a pró-democracia ou grupos armados étnicos aliados.

O ciclone Mocha foi um dos piores desde a passagem do Nargis em 2008 que deixou rastro de destruição no sul de Myanmar, matando cerca de 140 mil pessoas.

Fonte: Asia Nikkei


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo