A comissão especial dos trabalhadores estrangeiros, do Partido Liberal Democrático (PLD), da situação, esteve reunida na terça-feira (23), e aprovou a política do governo em expandir consideravelmente a aceitação da mão de obra do exterior.
Trata-se do já existente visto para as habilidades específicas categoria 2 (特定技能2号) ou tokutei gino nigo, o qual permite solicitação do status de residência permantente.
Atualmente esse tipo de visto é permitido para dois segmentos específicos, os quais são da construção civil e da indústria naval, cujos trabalhadores estrangeiros podem trazer seus familiares, e com esse status podem permanecer por 5 anos.
Como o Japão necessita urgentemente de mão de obra estrangeira mas pode ficar para trás na competição internacional, a comissão especial decidiu aprovar a ampliação do leque.
O governo planeja adicionar 9 campos, como a agricultura, pesca e hospedagem, que atualmente são permitidos apenas na categoria 1.
Embora a expansão desse campo não implique em uma revisão da lei, será necessário revisar as portarias ministeriais, por isso, o governo espera oficializar a decisão no gabinete, em junho.
Caso queira saber mais sobre o visto permanente toque aqui (em português traduzido automaticamente).
Fontes: Tokyo Shimbun e Asahi