China pede ao Japão que suspenda restrições sobre exportação de chips

O Japão, junto com a Holanda, concordou em janeiro corresponder aos controles de exportação dos EUA que limitará a venda de certas ferramentas de fabricação de chips para a China.

A China disse que os controles sobre exportações de semicondutores do Japão eram ‘irregularidades’ que ‘violaram gravemente’ regras internacionais (ilustrativa/banco de imagens)

O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, pediu ao Japão que suspendesse controles sobre exportações de semicondutores, chamando-os de “irregularidades” que “violaram gravemente” regras internacionais econômica e comerciais, de acordo com uma declaração emitida na segunda-feira (29).

Publicidade

A mais recente condenação da China sobre restrições de exportações foi feita durante as conversas de Wang com o ministro do Comércio japonês, Yasutoshi Nishimura, na sexta-feira (26) na conferência da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Detroit, nos EUA.

O Japão, junto com a Holanda, concordou em janeiro corresponder aos controles de exportação dos EUA que limitará a venda de certas ferramentas de fabricação de chips para a China e impôs restrições sobre a exportação de 23 tipos de equipamentos de fabricação de semicondutores para seu vizinho.

Os EUA impuseram as restrições no ano passado visando desacelerar o trabalho da China em supercomputadores que podem ser usados para desenvolver sistemas de armas nucleares e de inteligência artificial.

O Japão não salientou a China em suas declarações sobre controles de exportações, dizendo apenas que está cumprindo sua obrigação para contribuir com a paz e estabilidade internacionais.

A declaração de segunda-feira do Ministério do Comércio chinês também disse, entretanto, que a China “está disposta a trabalhar com o Japão para promover cooperação prática em áreas econômicas e comerciais importantes”.

Os EUA, o Japão e outros membros do G7 concordaram neste mês em se “desobrigarem”, mas não se dissociarem da China, reduzindo suas exposições à segunda maior economia do mundo em tudo, desde chips a minerais.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente mata motociclista no circuito

Publicado em 29 de maio de 2023, em Acidentes

Os motociclistas deram largada para o treino antes da competição quando ocorreu o acidente fatal.

Vista aérea do Circuito Internacional de Okayama onde ocorreu o acidente (KSB)

Segundo informações da polícia, pouco depois do meio-dia de domingo (28), um motociclista colidiu contra um outro parado na pista do Circuito Internacional de Okayama, situado na cidade de Mimasaka.

Publicidade

Neste acidente, o motociclista japonês Nobuto Ishii (石井暢人), 47, assalariado residente em Suita (Osaka), que causou a colisão, morreu pela forte lesão craniana.

O motociclista que foi atingido foi socorrido com fratura na bacia, em estado grave, tem 24 anos e também é assalariado. 

Segundo a polícia, 29 motociclistas deram a largada na corrida de treino antes da competição, mas uma das motos não conseguiu dar partida por repentino problema no motor e estava parada quando foi atingida.

Os detalhes do acidente foram investigados minuciosamente pelos peritos da polícia.

Fontes: KSB, NHK e San’yo News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!