Imagens super-raras mostram os mais recentes de uma porção de vislumbres do único panda albino do mundo desde seu nascimento há 5 ou 6 anos.
O urso todo branco foi filmado por uma câmera ativada por movimento atravessando uma vasta reserva natural nas montanhas da província de Sichuan, na China.
Esse é o terceiro avistamento registrado do animal, que foi fotografado quando era filhote em 2019 e filmado em 2020 por dispositivos similares na área.
As novas imagens, que mostram ele interagindo com pandas típicos, parece confirmar pela primeira vez que outros de sua espécie não se importam com sua aparência incomum.
“Até agora, podemos dizer que o panda albino está indo bem em seu grupo e no ambiente natural”, disse Li Sheng, pesquisador da Universidade de Peking, à rede de TV estatal chinesa, a CCTV.
“Ainda não está claro se seu gene será herdado e passado estavelmente na pequena população de pandas e mais pesquisa de seguimento é necessária”.
Ainda não há sinais de outros casos de pandas com albinismo, uma mutação genética rara que torna o animal incapaz de produzir o pigmento da pele chamado de melanina.
As câmeras que registraram imagens do panda albino foram instaladas em torno da Reserva Nacional Natural de Wolong na esperança de estudar o panda branco após pesquisadores terem trabalhado em sua rotina provável.
Atualmente, há menos de 1,9 mil pandas na selva, com a maioria vivendo no sudoeste da China.
Abaixo, imagens divulgadas pela rede CGTN da China:
Watch: Rare all-white #panda spotted in SW #China‘s Sichuan Province pic.twitter.com/8OWVurMCYX
— CGTN (@CGTNOfficial) May 28, 2023
Fonte: Metro UK